img destaque post djs mulheres brasileiras devochka
img destaque post djs mulheres brasileiras devochka

Quem são as mulheres pioneiras da cena eletrônica brasileira?

Que os artistas da cena eletrônica brasileira tem feito sucesso por onde passam não é novidade para ninguém. Nomes como Alok, Vintage Culture e Cat Dealers são figuras frequentes nas pistas e nos principais rankings sobre o assunto no país e no mundo. Mas é claro que as mulheres não iam ficar fora dessa.

Listamos aqui as personalidades femininas que além de serem presença confirmadas nos maiores festivais e charts Brasil e mundo afora, são responsáveis por influenciar boa parte da nova geração de mulheres da cena eletrônica brasileira. Bora conhecer algumas delas?

Devochka

Mineira, com 32 anos, Mayra Cruz já é uma das djs e produtoras mais requisitadas da cena brasileira, despontando em eventos nacionais e internacionais. Já marcou presença em palcos de países como Alemanha, Egito, França, Finlândia, Hungria, México, e é claro, nos principais eventos em terras tupiniquins como: Universo Paralello, Soulvision, Green Valley, Kaballah e Tribe.

O nome do seu alter ego artístico significa “garota” em Russo. E não é por menos. A energia de Devochka nas pistas é contagiante e ela se diverte como uma criança no palco, com todo o seu carisma e disposição para levantar a galera.

No campo da produção musical, a artista registra diversos lançamentos em gravadoras renomadas e emplaca vários hits pelos principais streamings em que lança seus trabalhos.

A DJ e produtora também está por trás de um dos projetos que provavelmente você já conhece: a dupla Two Birds, com o também DJ e produtor Mandragora, e já faz as vibez da galera com o seu future prog. Mas isso é assunto para outro post. 

Siga a Devochka por aí: FACEBOOK | SOUNDCLOUD | INSTAGRAM

Groove Delight

Com quase 10 anos de carreira, a paulista Ké Fernandes é referência quando o assunto é um grave potente e cheio de personalidade. Mesclando Deep, Techno, House, Rock e New Wave, não tem como não se apaixonar pelo seu som.

É quase impossível curtir uma balada de deep house sem ouvir a track “Violines Space”, sem dúvidas, o maior sucesso da artista.

Ké já tocou em eventos nacionais de grande porte, como Rock in Rio, XXXPerience, Kaballah e Só Track Boa, além de marcar presença nas pistas de países como Turquia e África do Sul. É TOP 10 da House Mag Brasil e recentemente foi indicada como melhor DJ ao prêmio Women’s Music Events Awards, que premia as melhores artistas femininas do ano.

Siga a Groove por aí: FACEBOOK | SOUNDCLOUD | INSTAGRAM

ANNA

É claro que a princesinha do underground não podia ficar de fora dessa lista. Anna Miranda, aka ANNA, é paulista, mas não tem medo de voar. Seu som ficou grande demais só para o Brasil e ela não demorou a conquistar as pistas da gringa. Em 2015, mudou-se para Barcelona, alavancando ainda mais a sua carreira.

Tocando um techno de qualidade, a DJ e produtora já embarcou em festivais por toda a Europa, onde é mais conhecida que no Brasil, inclusive. Foi destaque no Universo Paralello 14 e também foi indicada ao Women Music Event Awards, ao lado de grandes nomes como Groove Delight (também nessa lista) e Cinara, DJ de Hip Hop e R&B, que foi quem levou o prêmio.

ANNA está presente no TOP 50 da House Mag Brasil (onde, infelizmente, ainda se encontram poucos nomes femininos) e, entre outras conquistas, também já faturou o prêmio de melhor DJ Underground no Rio Music Conference. 

Siga a Anna por aí: FACEBOOK | SOUNDCLOUD | INSTAGRAM

Ekanta Jake

Não poderíamos fechar essa lista sem o nome da precursora do psy trance no Brasil. Para quem não sabe, ela é mãe de Alok e Bhaskar, mas sua figura vai muito além disso.

Ekanta é uma das fundadoras do Universo Paralello, foi responsável por alavancar a cena eletrônica nacional, é DJ, produtora e conta com um incrível som psicodélico e único. Com mais de 20 anos de carreira, essa experiente artista tem suas raízes eletrônicas em Amsterdã, onde começou a frequentar festas de Psychedelic Trance e se encontrou.

A artista já passou por festivais nacionais como 303, Samsara, Tranceformation e, é claro, Universo Paralello, em que além de tocar, faz parte da produção do evento. Também já fez seu nome em eventos internacionais, como Boom Festival, Voov, e Dance Valley. Atualmente, Ekanta também ministra aulas de mixagem e DJ. 

Siga a Ekanta por aí: FACEBOOK | SOUNDCLOUD | INSTAGRAM

Concordamos que existem ainda muitos nomes que deveríamos citar e que a presença da mulher no universo da música eletrônica ainda é tímida. O intuito aqui é dar destaque e valor ao trabalho dessas profissionais que mandam um som incrível e fazem as vibez das pistas por onde passam!

E aí, curtiu? Tem alguma artista que queria ver nessa lista? Comenta aqui com a gente!

Por Fellipe Brandão