img eletro vibez wikivibez kshmr
Na foto: KSHMR via divulgação

#WikiVibez: conheça mais sobre o mega produtor de Big Room, KSHMR

Conhecido por seu nome artístico KSHMR (pronuncia-se “Quéchimir”), ao contrário do que muitos pensam, Niles Hollowell-Dhar nasceu em 6 de outubro de 1988, em Berkeley, na Califórnia, e não na Índia! E se você está se perguntando: já que ele não é indiano, por que as músicas que ele produz sempre lembram a Índia?

Simples: seu pai tem origem indiana, e sempre foi uma grande inspiração para o produtor. Outro fato interessante é que seu nome artístico foi inspirado no Estado indiano “Jammu and Kashmir”, também conhecido como “paraíso na terra”.

KSHMR iniciou sua carreira na cena de EDM com a música “Megalodon”, sua primeira grande track lançada no começo de 2014. Com o sucesso estrondoso da música, logo em 2015 o produtor conseguiu a colocação 23 no Top 100 DJs do ano, da DJ Mag, além de revelação do ano pelo prêmio“The Highest New Entry”.

KSHMR começou a se destacar quando seu single “Burn”, em colaboração com DallasK, estreou no Top 40 do Beatport e chegou ao primeiro lugar do ranking em poucos dias. A música foi lançada por três gravadoras: Revealed Recordings, Spinnin’ Records e Ultra Records, o que deu mais notoriedade ao artista.

Em 2015, durante o seu set no Ultra Music Festival de Miami, Tiësto levou KSHMR ao palco para apresentá-lo ao mundo, enquanto tocava a collab  feita entre os dois, “Secrets”. A track, feita com vocais de Vassy, não demorou muito para alcançar o topo do Beatport Chart.

KSHMR teve uma série de outros hits no Beatport, como: “No Heroes”, “Burn”, “Secrets”, “Dead Mans Hand”, “Kashmir”, “Dogs”,“Karate”, o remix de “It Feels” das irmãs Nervo e “JAMMU” (seus singles “Jammu” e “Kashmir” também foram inspirados pelos nomes de Estados da Índia). Além disso, fez grandes colaborações com artistas notáveis como: Firebeatz, R3hab, Tiësto, Hardwell, Carnage, Timmy Trumpet e DallasK.

Nos últimos anos, KSHMR vem acumulando shows em grandes festivais espalhados pelo mundo, como: Tomorrowland, Ultra Music Festival, EDC Las Vegas, Coachella, entre outros. Ele nunca deixou de produzir e está sempre lançando música reconhecidas, algumas delas são: “Carry Me Home” com vocais de Jake Reese, “Power” com Hardwell, “Wildcard” com vocais de  Sidnie Tipton, “Harder” com Tiësto e “Memories” com Bassjackers, e a mais recente, “Neverland” em parceria com 7 Skies. Vale ressaltar que além de suas incríveis produções musicais, KSHMR também se destaca por suas apresentações inovadoras! Para entender mais sobre isso, reviva esta marcante apresentação na Tomorrowland 2017:

Se liguem nesses fatos marcantes que rolaram durante sua caminhada e fique um pouco mais por dentro da vida dele:  

  • KSHMR iniciou sua carreira musical em uma dupla de hip hop, nos Estados Unidos, chamada The Cataracs;
  • Participou da música “Like A G6” com Far East Movement;
  • Atualmente é #12 no ranking Top 100 DJs, da DJ Mag;
  • Em 2016, também pela DJ Mag, ganhou o prêmio de melhor apresentação ao vivo.
  • Com direito a tambores, violino, cítara, e dançarinas indianas, KSHMR tocou em formato de live no Ultra Music Festival 2017, veja aqui;
  • O nome do artista, seu logo e algumas faixas, são baseados na cultura indiana;
  • KSHMR tem sua própria label chamada: Dharma Worldwide;
  • Foi produtor ghost (produtor fantasma) da track mundialmente famosa ‘Tsunami’ do DVBBS e Borgeous.