Consumir música eletrônica através de playlists e podcasts pode te ajudar a aprender novos idiomas
Imagem via reprodução

Consumir música eletrônica através de playlists e podcasts pode te ajudar a aprender novos idiomas!

Se você já faz – ou está pensando em começar – aulas de idiomas, deveria também se conectar mais com a música eletrônica. E se você está se perguntando o porquê, a resposta é simples: as músicas eletrônicas em sua maioria são em inglês e com frases de fácil memorização!

Uma nova pesquisa global envolvendo 12.000 pessoas em seis países descobriu que mais de 90% dos entrevistados acreditam que ouvir música ajuda a dominar um novo idioma. E se você não sabe por onde começar, temos aqui duas sugestões: consuma mais playlists e podcasts!

E como o podcast vai te ajudar a aprender um novo idioma?

O podcast é bom para ser ouvido em qualquer parte do dia, já que você pode curtir as músicas indicadas e ouvir as informações sobre ela fazendo qualquer outra atividade, como estar no ônibus, faxinando a casa ou andando pela rua. 

Ouvir a conversão durante o conteúdo musical faz com que eles se fixem mais no cérebro, pois mesmo que a atenção não esteja voltada para o aúdio, o cérebro está sendo munido com as informações. Repetindo mentalmente o que é falado durante uma música e outra, você vai criar essa vivência da língua, melhorando também o “speaking”, que é a parte da fala e construção de frases. 

Vale ressaltar que por ser um conteúdo ligado a algo que você curte, que é música eletrônica, tudo vai ser mais leve, diferente da linguagem que rola em sala de aula. Além disso, você vai praticar o “listening”, que é a parte de audição do inglês para ampliar o vocabulário sem nem perceber. 

Facilitando ainda mais o entendimento não só da linguagem formal, mas também de gírias e expressões utilizadas no dia a dia. E para você já colocar em prática, aqui tem uma lista com os principais podcasts apresentados em inglês por grandes DJs e segue aqui nossas dicas em destaque:

O Night Owl Radio é apresentado semanalmente pelo Pasquale Rotella, fundador da Insomniac Events e do festival EDC. Semanalmente tem convidados especiais que são DJs, sempre com um bate-papo descontraído durante suas apresentações:

Não precisa amar Trance para acompanhar o ABGT de Above & Beyond, pois por aqui, semanalmente rola muita música boa, seja do Deep ao Progressive, sempre com falas importantes dos apresentadores:

Para sintonizar nos principais lançamentos da cena eletrônica global, a gravadora Spinnin’ Records apresenta há mais de 7 anos o seu podcast semanal com muita informação e sempre um convidado especial para um set exclusivo de 30 minutos:

E para você curtir um som mais relax, e ainda treinar o “listening”, a Nora En Pure apresenta semanalmente o seu podcast com o melhor do Indie Dance, Nu Disco, Melodic House e Deep House:

Uma dica extra, que não é de um podcast, mas sim um programa de rádio, é sintonizar semanalmente na BBC Sounds e no programa Essential Mix apresentado por Pete Tong. Aqui você pode ouvir alguns episódios passados e aqui ouvir a programação ao vivo, com muito inglês britânico!

Porque consumir playlists?

Simples: mesmo que você já seja um consumidor de música eletrônica, ouvir sempre as mesmas músicas não vai ajudar muito. Você precisa ouvir novos sons, para absorver novas palavras!

Como dica, ouvir playlists de House, Electro House e Dance serão cruciais para aprimorar a sua capacidade de entendimento do que é falado nas músicas, já que em sua maioria, são músicas menos aceleradas e com vocais.

Se você quer um impulso musical para o seu aprendizado de idiomas, confira todas as nossas playlists aqui, em Resso Brasil e, ao dar o play nas tracks, não deixe de olhar a letra da música que aparece na tela, para melhor assimilar o que está sendo cantado.

A playlist House para cantar junto te ajudará a construir vocabulário, enquanto a playlist House & Drinks & Vibez irá ajudar com a pronúncia. Já a playlist Dance Hot Hits possui tracks selecionadas que vão auxiliar no aprendizado de gírias locais! Curtiu? Então, coloque seus fones de ouvido, aperte play e siga a letra!

Se você é como eu, que quer aprender mais sobre a cultura por trás de cada música favorita, quer viajar para fora do Brasil, essa é a ferramenta ideal para a aprendizagem e domínio de línguas. Use a sua paixão pela música eletrônica para aprender algo que vai agregar na sua vida, pessoal e profissional!