#WikiVibez: O prodígio da EDM, Martin Garrix!

Escrito por: em 7 de fevereiro de 2019

Martijn Gerard Garritsen nascido em 14 de maio de 1996, é o produtor da maioria das tracks que você vem escutando ao decorrer dos últimos anos, como Scared to be Lonely”, “In the Name Of Love”, e “Ocean, isso mesmo, o menino de ouro da Holanda, Martin Garrix!

A paixão de Garrix pela música eletrônica começou em sua infância. Com apenas 8 anos de idade decidiu se tornar DJ após ver a performance de Tiësto, nos jogos olímpicos de Atenas (2004). Inspirado na faixa Traffic de Tiësto, logo realizou downloads de softwares especializados que permitisse a ele começar a compor suas próprias faixas.

Começando os lançamentos oficialmente em 2012, ele apresentou KeygenBFAMem colaboração com Julian Jordan, e outra collab com o duo holandês TV Noise, chamada Just Some Loops. Tracks essas que o levaram a assinar com uma das mais aclamadas labels da cena: Spinnin’ Records.

Entre 2013 e 2014, Garrix co-produziu a track que saiu pela gravadora Musical Freedom, do Tiësto, Torrent com  Sidney Samson, e em Junho de 2013, pela Spinnin’, ele lançou o que viria a se tornar um dos maiores hits da música eletrônica, rendendo um total de 10 Discos de Platina, e o tornando o artista mais jovem a alcançar o topo da Beatport, a track chamada “Animals”.

Ainda em 2013, ele lançou ‘’Wizardcom Jay Hardway, Helicoptercom o duo Firebeatz, ficando no Top 100 da Beatport por duas semanas, e posteriormente, em 2014, ele viria a fazer sua primeira apresentação no Ultra Music Festival em Miami, mostrando as suas novas colaborações com Dillon Francis, Set Me Free, e Afrojack a “Turn Up the Speakers e também a música tema da Sensation 2014, com o duo belga Dimitri Vegas & Like Mike, chamada Tremor”.

Em Fevereiro de 2015 ele alcançou a marca de 10 Milhões de Likes no Facebook, e em comemoração a esse feito, ele lançou a track Forbidden Voicesgratuitamente em seu SoundCloud. Ainda no mesmo ano, ele debutou com Usher em sua track Don’t Look Down, em The Only Way is Upcom Tiësto e co-produziu Waiting for Love com ninguém menos que Avicii. Lançou também o Seven EP, durante a semana do Ultra Music Festival Brasil, em Outubro, contando com as colaborações de Mesto, Jay Hardway, Julian Jordan, Matisse & Sadko e Florian Picasso.

No ano de 2016, Martin deu início a sua própria label após o rompimento com a Spinnin’ Records, chamada STMPD RCRDS. Nesse mesmo ano, lançou diversas tracks como Now That I’ve Found Youcom John Martin e Michael Zitron, Lions in the Wildcom o duo Britânico Third Party, o tema da E3 de 2016 chamada Oops”, além das músicas lançadas em seu set no UMF, incluindo tracks com Jay Hardway, Julian Jordan, Linkin Park (Mike Shinoda) e AREA21, e no final do ano, alcançou pela primeira vez o posto de melhor DJ do mundo.

Em 2017, Martin fez o anúncio que faria participação na Purpose World Tour de Justin Bieber, que teria duração de março a julho. No mesmo ano, ele anunciou que faria parte da exclusiva lista de residentes do Hï Ibiza, e que também seria mais um ano de grandes lançamentos de sua carreira, tais como Bytecom Brooks, que até então teve sua estréia nas pistas no UMF em 2017, There for Youcom Troye Sivan, So Far Awaycom David Guetta, e Pizza, que foi a primeira track solo que lançou no ano em Agosto. Terminou o ano com o lançamento de Boomerang”, usando o alias de GRX, juntamente com Brooks.

Em 2018 foi convidado a ser o headliner da cerimônia de encerramento dos Jogos de Inverno na Coréia do Sul, com um curto set contendo as músicas “Forever”, “Together”, “Pizza”, “Animals” e “Like I Do”.  Relembre com foi!

No decorrer de 2018, teve o lançamento de Ocean”, com o cantor americano Khalid, Game Overcom Loopers, e o lançamento de High On Lifecom Bonn, no mesmo momento em que ele tocava a mesma em seu set no Tomorrowland 2018, encerrando o festival.

Em Outubro, Garrix foi nomeado o melhor DJ do mundo pela terceira vez consecutiva, durante o Amsterdam Dance Event (ADE), onde lançou uma track por dia, na semana em que acontecia o ADE, e que ao final revelou o BYLAW EP, contendo suas tracks com Dyro, Pierce Fulton e Mike Shinoda e Blinders. Martin fechou o ano com os lançamentos de Dreamer, com o cantor americano Mike Yung, e Glitch com Julian Jordan, em dezembro do mesmo ano. É ou não é um menino prodígio?

Martin Garrix facts:

  • Com apenas 12 anos de idade, o jovem Martin aprendeu a tocar guitarra, instrumento que ele utiliza algumas vezes em apresentações ao vivo.
  • Enquanto fazia turnês pelo mundo, com apenas 17 anos de idade, Martin Garrix continuava indo ao colégio para se formar no ensino médio, na Holanda.
  • Sobre o single “Scared To Be Lonely” com a Dua Lipa, Garrix o define como uma continuação de “In the Name Of Love” com a Bebe Rexha, mas com “letras mais profundas e mais emoção“.
  • Ao longo de sua carreira, Garrix conseguiu um total de até então mais de 30 Discos de Platina e 1 de Diamante.
  • Garrix participa de projetos a parte, além de “Martin Garrix”, usando os nomes de GRX, Ytram mais focado em House Music, e AREA21 junto a Maejor.
Vertentes

Current track

Título

Artista