via Reprodução

2022 foi o ano de exportar a música eletrônica brasileira para o mundo!

Vintage Culture, Alok, ANNA e Victor Ruiz são brasileiros que dispensam comentários, e já deixaram as barreiras geográficas para trás, mas no entanto, abriram caminhos para os talentos mencionados aqui!

Topo de charts, presença em grandes festivais, collabs dos sonhos, b2b com ídolos e lançamentos por gravadoras gringas. Esses são apenas alguns dos feitos que artistas brasileiros atingiram ao longo de 2022.

O que antes ficava exclusivamente à cargo de artistas com muito recursos, hoje, no momento em que a internet rompe barreiras, os 4 cantos do mundo passaram a consumir os produtos nacionais com fervor.

Ibiza, Londres e Croácia foram alguns dos lugares em que a Defected recebeu Aline Rocha em seus palcos para levar toda a sua energia da House Music. Abraçada pela label britânica, a brasileira passou também por Dublin e tocou na Ministry of Sound.

Maz bateu recordes históricos! “Banho de Folhas” alcançou o Top #1 Afro House, e “Todo Homem”, em parceria com Antdot, chegou ao Top #1 Organic House, no Beatport. O remix do brasileiro foi tocado em diversos eventos durante o verão europeu, e caiu nas graças de Rampa e &ME, do Keinemusik.

A dupla BINARYH, projeto de Camila e Rene, passou a integrar o seleto time de artistas da Afterlife, lançando a track “Seyfert” na compilação “Unity Pt III” e se apresentando na noite da gravadora realizada no Hï Ibiza, durante o verão europeu. Tendo passado também pela Alemanha, China, Grécia, Argentina e Líbano. 

Vale ressaltar também que Illusionize se apresentou em festival na Coreia do Sul, Liu, Bhaskar e Dubdogz estiveram em turnê pelos Estados Unidos e Europa.

Os irmãos Lugui e Pedrão do Cat Dealers estrearam em palcos principais como o do Tomorrowland Bélgica, EDC Las Vegas e Mysteryland. Além dos grandes festivais, o duo tocou em mais de 12 países em 2022, incluindo algumas turnês pelos Estados Unidos, fazendo mais de 30 shows, dentre eles, três sold outs no lendário club Marquee (Nova York), na The Grand (Boston) e no Temple (São Francisco).

Já na Europa, tiveram sua estreia em Londres, no icônico club Printworks, com sold out, e no lendário Ushuaia de Ibiza, em pleno verão europeu.

KVSH lançou na gravadora de Hardwell, estreitou laços com Martin Garrix lançando pela STMPD e tocando em sua festa autoral em Ibiza e em seu palco no Tomorrowland, e ainda fez turnê nos Estados Unidos. 

Carola faz parte dos expoentes nacionais que têm dominado a Armada, gravadora de Armin van Buuren. Além de dividir o palco com KVSH no Tomorrowland, também marcou presença em Ibiza, a convite da label de Martin Garrix, por onde também lançou tracks de peso. Foi também eleita como uma das 101 apostas de sucesso do 1001 Tracklists.

Com “Move Your Body”, em collab com Sevek, Öwnboss conquistou números inacreditáveis nas plataformas e redes sociais, fez turnê com Tiësto, o qual virou um grande padrinho, tocou no palco principal do Tomorrowland, também foi reconhecido por David Guetta, com quem dividiu palco em Ibiza num evento do próprio artista. 

VINNE estreou no 1001 Tracklists como o 50º produtor mais tocado em 2022, foi convidado para dividir palco com Hardwell no Laroc Club e vive um intenso processo de internacionalização da carreira. Depois de colaborar com DJs como Dillon Francis e Tujamo, o brasileiro anunciou collab com o próprio Hardwell, e ainda tocou junto de Tiësto em Amsterdam.

Além desses artistas, este foi o ano com mais DJs brasileiros estiveram presentes em eventos mundo afora, sendo alguns deles: Zerky, Pontifexx, Chemical Surf, Classmatic e Nuzb.

E nomes como Mila Journée, Scorz, Rigooni, Fernandez, e mais, conquistaram gravadoras de artistas como Solumun, Armin van Buuren, Above & Beyond, Nora En Pure, respectivamente, só para citar alguns. É ou não é o Brasil no topo?