img destaque post universo paralello
Foto via divulgação

5 motivos para ir no festival Universo Paralello

Fechem os olhos e visualizem o seguinte cenário: uma praia deserta com um belíssimo mar cor do céu, vários coqueiros, tendas coloridas fazendo sombras, barracas aos arredores do camping e música eletrônica rolando 24 horas por dia, durante 8 dias incríveis… Conseguiu? Essa é mais ou menos a atmosfera que você vai encontrar ao chegar na praia de Pratigí, situada no município de Ituberá, na Bahia.

O Universo Paralello é um dos maiores festivais de arte, música e cultura alternativa da América do Sul. O UP reúne desde 2003 um público que busca muito mais do que só música eletrônica, como também estar em contato com a natureza, conhecer novas artes e, claro, experiências enriquecedoras com pessoas de cada canto do globo. O festival, atualmente, acontece de dois em dois anos, desde a edição de 2011, e sempre tem início 5 dias antes do réveillon. 

Agora, vamos aos fatos: com certeza você já deve ter ouvido por aí que o UP é incrível e que você precisa ir, certo? Mas por ser pouco divulgado, sempre surge um pouco de receio, não é? Por isso, fomos em busca leitores que já estiveram no Universo Paralello, para listar os 5 motivos que te levarão e, claro, dar dicas para que a sua virada de ano seja incrível!

União do público: “Solidariedade”, “empatia”, “humanitarismo” são as palavras. Todo mundo se ajudando, todos acolhedores e solícitos, a cada momento uma nova amizade, várias culturas do mundo se unindo e tudo em um clima sem brigas. Literalmente, apenas os good vibez.

“A energia do povo é diferente e os valores também. Um bom dia e um abraço valem muito.” Rafael Silveira.

Intervenções culturais: Prepare-se para ver apresentações circenses, conhecer artistas alternativos, oficinas, danças, shows inusitados e, claro, muito artesanato.

“É viver o surreal, realmente um universo paralelo” Lais Mackmenzie.

Decoração: Uma superestrutura te espera por lá, tendas com uma variedade de culinária que você nem consegue imaginar, áreas de massagem e um cenário paradisíaco com uma praia pra lá de exuberante, para você viver uma rotina totalmente diferente.

“O mar é quentinho e sem ondas, perfeito para aquele momento relax entre os sets que você quer ver.” Gabriela Fernandes.

Música: O line-up é bem diversificado e conta com 6 palcos, além da área que é dedicada à música chill out, reggae, rap e outros sons. Música aqui não é o problema, afinal, são quase 24 horas de música ininterruptas, durante 7 dias seguidos. O único momento que o som para, é por uma hora antes da virada de ano, retomando na contagem regressiva de 10 segundos que antecedem o próximo ano. Com toda certeza é um dos momentos mais marcantes de todo o festival.

“Vai muito além da pista. O festival tem várias formas de interação, muita coisa cultural para fazer e assistir.” Ricardo Menezes.

Diversidade: Por relatos de todos que conversamos, esta é uma das maiores experiências do festival, o contato com pessoas de várias tribos e artistas alternativos que não se vê em todos os festivais pelo Brasil. Troca cultural, pessoas de todo canto do mundo, com costumes diferentes, vem para o Brasil exclusivamente para o festival, em busca desse contato com a música e a natureza.

Agora que vocês entenderam por que devem ir ao UP, se liga nas dicas finais para tudo ficar melhor ainda:

  • Estejam preparados para o sol castigador da Bahia, levem gazebos, muito protetor solar e hidrate-se. Detalhe, à partir das 6 da manhã, o sol já aparece forte e será praticamente impossível ficar na barraca;
  • Se não conseguir dormir de noite por causa da música alta, aproveite para descansar durante o dia nas tendas espalhadas pelo evento;
  • Alimente-se bem, pois o seu corpo precisará de muita energia para ficar de pé durante tantos dias de festa;
  • Os estacionamentos e a rotatória de Pratigi-BA ficam cerca de 1km de distância da entrada do festival. Para fugir desse pequeno sofrimento, você pode alugar buggy ou ir no “caminhão pau-de-arara”, que passa de hora em hora. Você recebe uma pulseira e pode usar todos os dias que quiser. Na última edição custou R$ 50,00.
  • A entrada do festival fica bem distante do camping e dos palcos. É quase meia hora de caminhada na areia. Hidrate-se e vá preparado para andar em busca do camping que preferir. Ficam alguns nativos se oferecendo para carregar as bagagens em carrinhos de mão. Na última edição o custo foi de R$ 50,00.

E aí, anotou as dicas? Agora é só comprar o ingresso, escolher a melhor forma de ir e pesquisar sobre companhias aéreas e terrestres. Para quem for de avião, o aeroporto indicado é o de Salvador-BA e dele sai vans e ônibus com translado exclusivo. No site do Universo Paralello tem o contato da excursão oficial credenciada.