7 principais tendências do Marketing para DJs para 2023

O ano de 2022 foi marcado por muitos desafios, reformulações e também por destaques na cena eletrônica brasileira frente ao mercado internacional, fato que pôde ser observado durante o Amsterdam Dance Event de 2022, no qual expoentes brasileiros foram carinhosamente intitulados como “The Brazilian Storm”.

Outro ponto que corrobora com essa afirmativa é que, segundo o Spotify, dos 10 artistas brasileiros mais ouvidos no exterior neste ano, 5 eram de música eletrônica. Para que esse destaque e força da cena continuem, venho contribuir trazendo para vocês minha percepção do que possivelmente serão as 7 maiores tendências do marketing para DJs em 2023:

  1. Conteúdos de vídeos curtos em alta resolução

Não é nenhuma novidade que o Tiktok, Reels e Youtube Shorts vieram para ficar, mas no ano de 2023 eles com certeza ganharão ainda mais força e influência no mercado musical. Se você ainda não produz conteúdo para essas plataformas e nesses formatos, sem dúvida você ficará defasado em relação aos demais. 

Podemos comparar o Tiktok com a MTV anos atrás – o que fazia sucesso na plataforma costumava virar também “no mundo real”. É o que vemos hoje no Tik Tok. E segundo o IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica), o Brasil é um dos maiores consumidores globais de vídeos curtos. 71% dos usuários que estão nas redes sociais consomem esse tipo de conteúdo.

  1. Lives ainda em alta, mas não necessariamente ao vivo.

Durante a pandemia, as lives foram grandes aliadas do entretenimento e na manutenção da conexão entre DJs e seus fãs, porém o conteúdo segue em alta como podemos ver com os vídeos da Cercle. Segundo dados do IFPI, 58% dos brasileiros engajaram com alguma forma de Live Stream musical nos últimos meses, somos o país que mais engaja com esse tipo de conteúdo no mundo.

  1. Conteúdos autênticos e humanizados

Antigamente os conteúdos super editados e polidos faziam sucesso. Não mais! Como podemos ver com o fenômeno Casimiro, os conteúdos mais humanos, autênticos e orgânicos geram uma conexão e identificação muito maior. Portanto, não se preocupe tanto em editar demais seus conteúdos e aposte em conexões mais humanas, cruas e reais.

  1. Mais lançamentos de brasileiros em labels internacionais

Como disse no início do artigo, cada vez mais os brasileiros estão se destacando internacionalmente. Essas portas foram escancaradas nos últimos anos e um número cada vez maior de produtores BR estão lançando e sendo convidados a lançar por labels internacionais.

Como por natureza a música eletrônica não possui fronteiras e a sonoridade brasileira está no hype ao redor do mundo, você pode incluir na sua estratégia a tentativa de lançamento por marcas internacionais, fato que fará bem para seu release e poderá render suportes de peso para você.

  1. Mescla de gêneros com a música eletrônica

Já estamos assistindo cada vez mais aos produtores brasileiros mesclando gêneros como Funk e Rap em suas produções, acredito que esse tipo de sonoridade tem uma forte tendência a ir bem nas pistas e vai se fortalecer ainda mais no ano de 2023. Se for do seu gosto, vale a pena experimentar. Temos labels de olho nesse tipo de sonoridade

  1. Shows serão cada vez mais importantes

Sim, o cenário voltou e voltou com tudo. Quem não acredita é só ficar de olho no peso dos nomes de festivais que já anunciaram sua presença em terras brasileiras para o ano de 2023 e nos nomes que ainda serão anunciados. Isso mostra o quanto os shows e a conexão ao vivo será importante, mas também mostra a necessidade de você preparar um p*ta show, pois com tanta gente tocando, você precisa se destacar e ser memorável.

  1. Construção de comunidades

Mais uma vez ressalto a importância de tratar os fãs como sua comunidade e não como pessoas que você “dá o ar da sua graça de vez em quando”. As pessoas querem se sentir fazendo parte de algo, que são importantes. Para tal, se você conseguir incluir seus fãs na construção, planejamento ou execução de certas ações, isso causará um impacto positivo significativo em sua carreira.

Espero que tenham gostado do artigo e que ele tenha trazido bons insights para seu planejamento de 2023. Caso você queira conversar a respeito ou tirar quaisquer dúvidas sobre o que foi dito, é só me mandar uma mensagem no instagram da NOMMAD. Sou sempre eu que respondo!

Um abraço a todos e até breve, Diogo O’Band.