Um estudo encomendado pela Toolroom Academy, a escola de DJs da Toolroom Records, em colaboração com a Audience Strategies, descobriu que 76% dos novos artistas afirmam que sua carreira musical é financeiramente insustentável.
Os dados são provenientes de uma pesquisa realizada com mais de 250 artistas ao redor do mundo. O estudo também incluiu entrevistas com artistas mais estabelecidos, educadores e profissionais da indústria.
E teve como objetivo principal “Identificar e entender as barreiras que os artistas emergentes enfrentam e fornecer estratégias acionáveis para superar esses desafios, abrindo caminho para carreiras sustentáveis na indústria”.
Alguns dos maiores desafios enfrentados por esses artistas incluem questões pessoais, profissionais e financeiras. A saúde mental também aparece como um ator importante, principalmente quando se fala sobre autoconfiança e pressão pelo sucesso.
Além disso, 82% dos artistas afirmaram depender de empregos não relacionados à música eletrônica para se sustentar, com 56% trabalhando em tempo integral e 26% meio período.
O estudo elenca alguns atributos importantes para o artista ter em mente como trabalhar a própria marca, sua habilidade de utilizar as mídias sociais de maneira autêntica e envolvente, sua capacidade de estabelecer uma rede de apoio por meio de relacionamentos e participação em competições.
Por: Nicolas Ramos Silva