O Globe, um dos empreendimentos mais famosos de Estocolmo, na Suécia, não é mais chamado oficialmente de Ericsson Globe, como antes. Em 19 de maio, o edifício em formato de esfera foi batizado de ‘Arena Avicii’, em homenagem ao artista Tim Bergling, que faleceu há três anos após um período de doença mental.
Além de shows e eventos esportivos, a Arena Avicii será um fórum para a saúde mental dos jovens. O objetivo é convidar turmas escolares, formadores de opinião e especialistas para atividades e conversas. Além disso, um evento especial música será realizado no aniversário da Fundação Tim Bergling em 5 de dezembro.
Este é um dos edifícios mais famosos da Suécia e um dos mais visitados. Ser capaz de usar o valor simbólico para levantar uma questão como essa é muito bom”, diz Andreas Sand, CEO da Stockholm Live, que administra a Arena Avicii.
A Fundação Tim Bergling foi criada pela família Bergling em memória de Tim e o foco está no trabalho preventivo em doenças mentais e suicídio entre jovens.
É um grande problema. Três jovens tiram suas vidas todas as semanas na Suécia, diz Klas Bergling, pai de Tim Bergling. Para ele, a Arena Avicii há muito é associada a Avicii, quando viu os dois shows esgotados de seu filho acontecerem no Globe, em 2012.
Comentando sobre a dificuldade de mudar um nome muito reconhecido, Sand explicou que o apelo Avicii deve ser suficiente para emplacar a alteração junto ao público.
Se você já tem um apelido, não há muito que possamos fazer a respeito e talvez eles tenham. Mas Avicii é um dos maiores artistas do nosso tempo, é filho de Estocolmo, então vemos que é uma forma muito natural de dar um nome à arena”.