O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, anunciou que o governo prosseguirá com a flexibilização de um grande número de restrições ao coronavírus a partir do dia 5 de junho. Na área do entretenimento, por exemplo, os participantes de eventos precisarão apresentar o resultado do teste de coronavírus para realizar a entrada em um clube.
Ele também confirmou que muitas outras restrições serão liberadas em 30 de junho se a situação continuar a melhorar. O ministro da saúde do país, Hugo de Jonge, disse que muitos adultos terão que esperar até meados de julho para receber sua primeira vacina contra Covid-19. A Holanda também está considerando se deve começar a vacinar crianças entre 12 e 15 anos.
Em muitos casos, aqueles que estão totalmente vacinados podem ignorar os requisitos de teste prévio como “ingresso”. A Holanda considera que uma pessoa está totalmente vacinada se tiver recebido duas injeções das vacinas Covid-19 da Pfizer, Moderna ou AstraZeneca, ou uma injeção se o resultado for positivo para infecção por coronavírus alguns meses antes de receber a primeira dose de uma dessas vacinas. Aqueles que receberam a vacina única da Janssen também são considerados totalmente vacinados.
Dessa forma, a se seguir o cronograma, pode-se imaginar que o calendário de eventos na Holanda retorne à sua plena forma ainda durante o ano de 2021.