Guia Das Vibez: Saiba tudo sobre o EDC Las Vegas

Numa imensidão colorida e luminosa, com palcos exorbitantes, fogos e luzes energicamente projetados diante do público, o EDC sintetiza o que de mais incrível há na conexão humana que um evento pode proporcionar através da união da energia contagiante da música eletrônica com a euforia amorosa de carnaval.

Já se imaginou juntando numa só experiência a sensação de pular carnaval e de curtir um imenso festival de música eletrônica, tudo ao mesmo tempo? Conheça em detalhes esse rolê tão especial, aqui, no #GuiaDasVibez. 

O que é o EDC Las Vegas?

Electric Daisy Carnival, ou como conhecemos, EDC, é o maior evento de música eletrônica não só dos Estados Unidos, bem como do ocidente do planeta, e um dos maiores do mundo, sendo assim, responsável também por trazer os maiores DJs para tocar em suas lines. 

Ele, que se consolidou um dos maiores eventos de música eletrônica existentes, e que cativa multidões há quase 30 anos, é um evento com uma temática de carnaval, como o próprio nome entrega, bem como sua estética, enfeitada e colorida como um bom carnaval é, mas numa escala que apenas um festival de música eletrônica poderia entregar, com diversos brinquedos de parque de diversões, vários artistas circenses, com equipamentos de alto nível, dispostos para proporcionar aos espectadores os mais belos visuais possíveis.

História do EDC

Em 1991, Stephen Hauptfuhr foi o responsável por fundar e organizar a primeira edição do EDC. Porém, em 1995, o direito de uso do nome deste evento passou a ser de Pasquale Rotella, CEO da Insomniac, famosa produtora e distribuidora no ramo de música eletrônica. 

Em 1997, a primeira edição do EDC assinada pela Insomniac ocorreu na Califórnia, em Los Angeles, na Shrine Expo Hall. Durante os anos seguintes, o evento foi sediado em vários locais do sul da Califórnia, indo desde espaços como o Los Angeles Memorial Coliseum, famoso estádio de esportes americanos, até locais como o Lake Dolores Waterpark, em 1999, um antigo parque aquático abandonado numa região desértica, de visual super interessante. 

Eventualmente, o EDC passou a ocorrer também em outros lugares dos Estados Unidos, como em Austin, no Texas, em 2001. No mesmo ano, uma edição que ocorreu no sul da Califórnia foi responsável por ampliar o evento, tendo agora múltiplos palcos, cada um com sua própria personalidade carnavalesca. 

Outra expansão ocorreu em 2008, quando foi anunciado que o evento passaria a ter mais um dia de festa. Isso se concretizou nos dias 26 e 27 de junho do mesmo ano, somando um público de aproximadamente 155.000 pessoas.

Em 2010 ocorreu o EDC Puerto Rico, primeira edição internacional do evento, sediada em San Juan, capital do país. 

Em 2011, a edição carro chefe do festival passou a residir em Las Vegas, Nevada, mais especificamente no autódromo Las Vegas Motor Speedway, atingindo incríveis números logo em sua primeira edição na casa nova: Durante 3 dias, de 24 a 26 de junho, 230,000 pessoas prestigiaram o festival. Assim, o nome “EDC Las Vegas” foi consolidado. 

A edição principal do evento continuou a ocorrer anualmente no Las Vegas Motor Speedway, em junho, porém com cada vez mais edições ocorrendo, tanto em outras cidades americanas, como em capitais de outros países. Londres, na Inglaterra, Cidade do México, no México, San Juan, em Porto Rico, Tokyo, no Japão, são algumas das capitais a receberem o evento. Houve ainda edições do EDC em Xangai, na China, em Gwacheon, na Coréia do Sul, e em Nova Delhi, na Índia. 

O Brasil também foi um dos locais a ter a oportunidade de prestigiar este evento de perto. A edição em questão ocorreu em 2015, em São Paulo, no Autódromo José Carlos Pace, em dezembro, e se deu durante 2 dias, com 3 palcos. Dentre muitos artistas que compuseram o line-up daquele ano, Tiësto, Martin Garrix, Steve Aoki, KSHMR, R3hab, Skrillex, estiveram presentes jogando a pista para o alto. Vários nomes brasileiros também estiveram presentes, como Alok, Vintage Culture, Tropkillaz, Chemical Surf, DJ Marky, entre outros. 

Premiações

Durante este percurso, o EDC foi indicado como melhor evento de música pela International Dance Music Awards por 7 anos consecutivos, de 2010 a 2016. Em 2019 e 2020 foi indicado como melhor festival. Essas indicações definitivamente evidenciam o quão bem sucedido o EDC foi e continuará sendo mundo afora. 

O retorno do EDC Las Vegas está marcado para os dias 20, 21 e 22 de maio de 2022, no Las Vegas Motor Speedway. Além disso, também ocorrerão o EDC Orlando e o EDC México.

O que toca? 

Do House ao Techno e Dubstep ao Drum and Bass, todos os gêneros passam pelo EDC. 

DJs que passaram por lá

Martin Garrix, Tiësto, Skrillex, Steve Aoki, KSHMR, Alok, Timmy Trumpet, Don Diablo, Diplo e Vintage Culture são alguns dos muitos nomes a fazerem parte de lines do EDC em quase 30 anos.

Quanto custa? 

O preço médio de ingressos para o EDC Las Vegas vai de $300 até mais de $700. 

Como chegar? 

A maneira mais intuitiva de se chegar até o evento é indo de avião até o aeroporto de Las Vegas e se hospedando próximo ao Las Vegas Motor Speedway. No site oficial da Insomniac existe uma aba indicando como chegar até o endereço correto de diversas localizações diferentes dos Estados Unidos. Você pode conferir clicando aqui.

Além disso, o evento disponibiliza diferentes pacotes “Camp EDC”, onde você tem a oportunidade de se hospedar ao estilo EDC. Você confere as principais informações sobre esses pacotes através do site oficial, por aqui.

Curiosidades

Dentre diversos passes disponíveis para o público curtir o festival, um deles é o pacote de casamento. Sim, você pode se casar durante o festival, e o mais interessante, é que pode ser feito tanto de maneira apenas cerimonial, como também, legal. 

E aí, já conhecia sobre esse festival? Depois de ler mais sobre, ficou empolgado pra pular esse carnaval? Conta pra gente lá pelo nosso instagram!