Atemporalidade é um substantivo tão costurado à identidade sonora de Renato Cohen quanto sua singularidade e talento para mover-se criativamente entre estilos, sem nunca se perder no genérico. O legado do artista brasileiro no cenário eletrônico faz com que ele não seja considerado apenas um ícone nacionalmente, mas lembrado também como figura revolucionária a nível mundial, deixando qualquer longa apresentação a seu respeito um tanto quanto dispensável.
Em seus mais de 25 anos de carreira, essa mesma atemporalidade vem caminhando de mãos dadas com a forma em que Renato emplaca sucessos. Dono de “Pontapé“, lançado em 2002 e considerado até hoje um dos maiores hits do Techno nacional, o artista nada contra a volatilidade do mercado e cria produções que atravessam o tempo, presentes nas pistas de ontem, hoje e amanhã.
E “Suddenly Funk” é outro de seus sucessos que reforça essa habilidade inerente. Criada durante um live act de Renato em um festival na Alemanha e lançada oficialmente em 2013 pela label holandesa 100% Pure, a track na época dividiu opiniões entre artistas consagrados, porém se mostrou uma verdadeira explosão nas pistas.
Agora, ao completar 10 anos, recebe oficialmente o selo de hino atemporal não só pelo público, mas também pela indústria, ao ser relançada pela gigante Defected a convite da própria label.
Com uma intro longa de tensão crescente, a track deixa ainda mais prazeroso o momento em que Renato subitamente nos entrega uma linha de baixo marcante e irrecusável à dança. Funk, House, Disco, e a atitude de um bom Techno. Tudo o que é necessário para entregar o sabor contagiante que extasia uma pista está presente após o drop e escancara o talento do artista em encantar através de sua versatilidade.
Por isso, talvez, é que “Suddenly Funk” possa ser considerada uma produção tão memorável. A clareza com que transmite a originalidade de Renato e sua dedicação em fazer músicas que movem e emocionam o público a deixam inesquecível para qualquer pista e, certamente, digna de ser celebrada a cada nova década.
A versão relançada pela Defected saiu nesta última sexta-feira (07) e além do remix de 2000 And One, presente na primeira versão, conta agora também com um extended remix de Andrea Olivo.
Compre pelo Beatport e ouça agora pelo Spotify.
Renato Cohen está no Instagram.
Por Louise Lamin