Apelidado apenas como “Fans”, e agora disponível no SoundCloud for Artists, a ferramenta permite aos artistas acesso a dados proprietários da plataforma e assim, classificarem os seus ouvintes mais engajados com base em fatores como: comentários, comportamento de escuta, hábitos de compartilhamento e localização.
Usando o recurso de envios de mensagens pré-existente, este novo serviço aproxima o criador do usuário, oferecendo a ele, através de links privados, prévias de lançamentos, venda de ingressos e merchandising, ou apenas uma mensagem de agradecimento, com a possibilidade do usuário optar por não ser contatado pelo artista.
Para o vice-presidente de criação do SoundCloud, Tracy Chan, receber o reconhecimento direto do seu artista preferido, cria um sentimento especial em seu público criando oportunidades reais e importantes de uma nova fonte de renda para os criadores.
Chan descreve a ferramenta como o próximo passo no sistema de pagamento de royalties alimentado por usuários do SoundCloud, e é o mais recente esforço da plataforma ao se apresentar como uma alternativa mais amigável do artista em relação aos serviços de streamings rivais.
Criado em 2007 na Suécia e desenvolvido e sediado em Berlim, na Alemanha, o SoundCloud possui atualmente mais de 320 milhões de faixas de aproximadamente 40 milhões de criadores atuando em 193 países.