O advento da tecnologia e as facilidades proporcionadas pelo amplo acesso à informação contribuíram para o surgimento de uma nova geração de produtores cada vez mais jovens e independentes na música contemporânea.
Sem necessitar das antigas e arcaicas estruturas das grandes gravadoras, muitos desses talentos precoces iniciam suas carreiras sem ao menos sair de casa, nos próprios quartos, utilizando muita criatividade, um laptop, um software específico e o vasto conteúdo disponível na internet.
No artigo a seguir, vamos relembrar alguns desses DJs e produtores que iniciaram suas carreiras de sucesso ainda adolescentes e hoje são referências no cenário da música eletrônica.
ALAN WALKER
Nascido na Inglaterra, mas com origens norueguesas, Alan Walker iniciou sua carreira na produção musical de forma autodidata, através de tutoriais na internet aos 15 anos de idade. Fascinado por programação e design gráfico, o jovem também se inspira em compositores de trilhas sonoras como Hans Zimmer e Steve Jablonsky. Em 2014, ele lançou a faixa “Fade”, que foi remasterizada e relançada no ano seguinte como “Faded”, com os vocais da cantora Iselin Solheim.
Esta track atingiu o topo das paradas em diversos países e acumulou mais de 1 bilhão de visualizações no YouTube, catapultando a carreira do jovem produtor ao estrelato.
ALESSO
Alessandro Lindblad, conhecido como Alesso, é um DJ e produtor sueco que ganhou destaque na música aos 20 anos, recebendo apoio e remixando para nomes como Avicii, Swedish House Mafia e Kaskade. Seu primeiro grande sucesso, a faixa “Calling (Losing My Mind)”, foi uma colaboração com o renomado Sebastian Ingrosso.
ARTY
No ano de 2009, portanto aos 20 anos de idade, o DJ e produtor russo Arty começou a despertar a atenção para suas produções no estilo Trance e Progressive House de concepção simples e bela. Estas características e o lançamento do EP “Vanilla Sky”, contribuíram para que o trio Above & Beyond o convidasse a fazer parte do seu famoso selo Anjunabeats. Produzindo remixes para Ferry Corsten e London Grammar, o russo mantém residência mensal no programa da Anjunabeats, além de ter o seu próprio radioshow intitulado, “Together We Are”.
DISCLOSURE
Os irmãos britânicos Howard e Guy Lawrence, conhecidos como Disclosure, estavam na transição para a fase adulta quando, em 2012, sua faixa “Latch”, com os vocais do também promissor Sam Smith, se destacou nas paradas do Reino Unido. Surpreenderam com um som sofisticado, com forte inspiração nos clássicos da Disco, Soul e House Music.
FLUME
O australiano Harley Edward Streten, mais conhecido como Flume, se destacou em seu país ao lançar em 2012 seu álbum de estreia, tornando-se um nome inovador na cena eletrônica com a mescla de estilos como Future Bass, Trap, Hip-Hop e Pop. Seu segundo álbum, “Skin”, incluindo o sucesso “Never Be Like You”, conquistou o Grammy de Melhor Álbum de Dance/Eletrônica em 2017.
MADEON
Hugo Pierre Leclercq, conhecido como Madeon, chamou atenção mundialmente com um vídeo viral chamado “Pop Culture” aos 17 anos. No entanto, ele já produzia faixas no estilo Eurodance sob o pseudônimo Deamon desde 2010. Seu estilo musical evoluiu com o lançamento do single “Icarus” e do remix de “Raise Your Weapon” de Deadmau5. Madeon é famoso por contribuir em trilhas sonoras de jogos eletrônicos e já colaborou com artistas como Lady Gaga, Zedd, Muse e Pendulum, citando influências dos Beatles e Daft Punk em sua música.
MARTIN GARRIX
O DJ e produtor holandês Martin Garrix desenvolveu seu gosto pela música aos 4 anos, quando aprendeu a tocar guitarra. Sua paixão pela Dance Music surgiu aos 8 anos, após ver Tiesto na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Atenas. Aos 17 anos, Garrix atingiu a fama internacional com o hit “Animals”, que se tornou um dos mais populares hinos da música eletrônica contemporânea.
PORTER ROBINSON
O cantor, produtor e DJ americano Porter Robinson iniciou a carreira como uma das grandes promessas do gênero Electro House, contando com a honra de ter o seu primeiro EP, “Spitfire”, lançado pelo recém criado selo de Skrillex, OWSLA. Porém, com o passar do tempo e uma mudança gradativa de estilo, apresentou seu primeiro álbum, “Worlds”, em 2014, época na qual Porter tinha apenas 22 anos, alcançando o topo da parada da Billboard na categoria Dance/Electronic Albuns.
THE MARTINEZ BROTHERS
Nascidos no bairro do Bronx, em Nova Iorque, os irmãos de origem porto-riquenha, Chris e Steve Martinez, iniciaram na música tocando na igreja local por influência de seu pai, que logo percebeu o talento dos garotos, em particular com os instrumentos de percussão.
Como principal incentivador da carreira dos filhos, comprou equipamentos para DJ e patrocinou as primeiras festas da dupla para que pudessem se apresentar por conta própria devido à pouca idade. Contemplando uma mistura de House Music, Hip Hop e ritmos latinos, foram apadrinhados por Dennis Ferrer, que os levou a tocar em clubes importantes na famosa ilha de Ibiza, além de colaborar no single “My Rendition”.
ZEDD
Anton Zaslavski nasceu na Rússia no meio de uma família de músicos, fato este que o influenciou a iniciar no piano logo aos 4 anos de idade, época na qual já estava sediado na Alemanha. Despertou interesse pela música eletrônica após conhecer a banda francesa Justice, e em 2009, aos 20 anos já lançava seu primeiro single, “The Anthen”. Famoso por remixar e colaborar com artistas como Black Eyed Peas, Skrillex, Lady Gaga, Ariana Grande e Selena Gomez, o agora nomeado como Zedd, conquistou o Grammy Award de 2014 com a faixa “Clarity”, na categoria “Melhor Gravação Dance”.
E aí, curtiu nossa lista? Lembrou de algum nome que não foi citado? Quer uma segunda parte dessa matéria? Siga nossas redes sociais e comente lá. Vamos sentir as Vibez!