Em dezembro de 2023, foi anunciada a segunda edição do Ultra Peru, com Armin van Buuren, Hardwell, KSHMR, Slander, e outros nomes de peso compondo o line-up do festival, para os dias 20 e 21 de Abril.
No entanto, pouco antes do início do festival, a prefeitura de Lima, capital do Peru, decidiu cancelar o evento após testes que indicaram barulho excessivo, além de alegar outros prejuízos aos moradores do entorno, devido ao trânsito intenso na região e o comércio informal, como noticiado pelo site Trome.
O comunicado foi feito através de uma carta emitida à Vastion Group, empresa responsável pela realização do festival. Em defesa, o grupo definiu a decisão como “abrupta”, alegando que a mesma ignorou seus direitos, uma vez que foi comunicada sem que houvesse tempo para correção das observações, o que a tornaria unilateral.
Com profundo pesar, do Grupo Vastion comunicamos que enfrentamos obstáculos gerados por autoridades municipais de Lima para a realização do ULTRA Peru 2024 no estádio San Marcos, nos dias 20 e 21 de abril. Esta decisão unilateral, baseada em alegadas violações regulamentares, foi imposta sem oportunidade de correção ou notificação adequada. É fundamental destacar que o ULTRA Peru conta com o apoio da Defesa Civil e do Ministério do Interior, cumprindo rigorosamente as normas e promovendo a cultura e o turismo. Esta ação repentina viola nossos direitos e desrespeita os protocolos estabelecidos.” comento o grupo em sua defesa.
Assim, o festival ficou temporariamente suspenso pela prefeitura. A Gerência de Mobilidade Urbana do município de Lima compareceu na manhã do sábado, 20 de abril, para sinalizar o local, impossibilitando a entrada no estádio San Marcos. Os participantes do evento, que já formavam fila para entrar no show, foram pegos de surpresa.
Após horas de incerteza, o Município de Lima voltou atrás com a sanção imposta ao festival por ultrapassar o número de decibéis permitidos. Mesmo com a Vastion Group contactando as autoridades após a informação, demoraram várias horas para que os agentes de fiscalização que vigiavam a entrada do estádio San Marcos chegassem a um acordo e fossem embora.
Logo as barragens que impediam a entrada do público foram removidas pela fiscalização, o Ultra Peru divulgou os horários de apresentação dos artistas em suas redes sociais, e o festival se encaminhou normalmente.