A Twitch anunciou um novo programa onde DJs poderão usar músicas protegidas por direitos autorais mediante o pagamento de uma taxa, sem risco de remoção de conteúdo. Com previsão de lançamento até setembro de 2024, o “Twitch DJ Program” resulta de acordos com grandes gravadoras como Universal, Warner, Sony e Spinnin’ Records, além de vários selos independentes.
DJs poderão usar trechos de músicas em suas lives, direcionando parte dos ganhos das transmissões ao vivo aos detentores dos direitos. A taxa, cujo valor exato ainda não foi divulgado, será dividida igualmente entre a Twitch e os criadores, com a plataforma absorvendo um percentual maior nos primeiros 12 meses.
A Twitch também não divulgou o valor exato da porcentagem, mas afirmou que ela pode variar ligeiramente conforme os métodos de monetização usados pelos streamers. Este programa é exclusivo para transmissões ao vivo e para sets de DJs, não se aplicando a outras formas de música. Também não será permitido o uso das famosas IDs (músicas não lançadas).
Além disso, a Twitch promoverá uma nova categoria específica para DJs, para pesquisa e descoberta de novos artistas na comunidade.
Os DJs que participarem do programa não poderão salvar transmissões, clipes ou destaques na Twitch, pois esses formatos envolvem direitos autorais diferentes dos exigidos para lives. DJs que não monetizam seus conteúdos não precisarão pagar taxas. A participação no programa é opcional, mas necessária para evitar penalidades por uso não autorizado de músicas.
Por: Nicolas Ramos Silva