RÜFÜS DU SOL – Conheça mais sobre o trio australiano que é uma das atrações do Lollapalooza 2025

Aclamados por nove entre dez apaixonados por música, seja ela eletrônica ou não, os australianos do RÜFÜS DU SOL conquistaram seu espaço na cena ao apresentar, com propriedade, uma sonoridade homogênea mesclando como poucos, House Music, Deep House, Indie Pop e sons orgânicos.

Admiradores de The Chemical Brothers e Röyksopp, o trio formado por Tyrone Lindqvist (vocal e guitarra), Jon George (teclados) e James Hunt (bateria), surgiu em 2010 na cidade de Sydney, ainda sob o nome, RÜFÜS (grafado em letras maiusculas). 

O EP de estreia, datado de 2011, nos traz uma breve introdução ao som da banda, uma simbiose entre a voz doce e despretensiosa de Tyrone, uma base eletrônica dançante e enérgica, sublinhada por uma camada de instrumentos acústicos capazes de criar uma atmosfera única e de forte identidade musical.

Com o iminente sucesso internacional a banda esbarrou em um problema, a necessidade em mudar seu nome, já que o mesmo era utilizado desde a década de 70 pelo grupo de Funk/Soul responsável por apresentar ao mundo a lendária cantora e compositora americana, Chaka Khan. 

Questionado sobre esta mudança, Tyrone explica que acrescentar a palavra “DU SOL” foi a decisão mais acertada que poderiam tomar, pois é uma clara demonstração da paixão que eles têm por tocar em eventos diurnos.

Em 2013, o primeiro álbum de estúdio, “Atlas”, é apresentado trazendo os singles “Take Me”, “Desert Night”, “Tonight” e “Sundream”. O resultado, surpreendente para artistas iniciantes e, principalmente, de Dance Music, culminou com a conquista da primeira posição dos charts australianos e o reconhecimento de público e crítica.

Daí por diante, seguiram-se mais quatro álbuns de inéditas: “Bloom” (2016), “Solace” (2018), “Surrender” (2021) e “Inhale/Exhale” de 2024, todos demonstrando uma notável evolução musical, incorporando referências de outros estilos, como o Techno e o Pop, mas sem perder a essência underground que os acompanha desde o início da carreira.

Concebida inicialmente para o Youtube, a bem sucedida “Live from Joshua Tree”, gravada no parque nacional norte-americano, originou aquele que seria o primeiro registro ao vivo da banda, além de ser exibida nos cinemas australianos e ter a renda da venda de ingressos revertida em auxílio no combate aos incêndios florestais que atingiram o país.

Batizada em homenagem à rua na qual moraram durante a juventude, a gravadora Rose Avenue foi criada com o intuito de revelar e divulgar novos e promissores talentos. Entre os destaques que já tiveram seus releases lançados pela label estão, WhoMadeWho, Adriatique, Lastlings, Colyn, Cassian, e o brasileiro, Bigfett.

Em 2022, os integrantes do RÜFÜS DU SOL decidiram realizar o seu próprio festival de música. O Sundream fez sua estreia no mês de março daquele ano em Tulum, no México. O line-up desta primeira edição contou com a presença de Monolink, Adam Port, Bob Moses, Carlita, Jan Blomqvist e outros. Nos anos seguintes o evento mudou de local, sendo realizado na cidade mexicana de San Jose del Cabo.

Ainda em 2022, o grupo faturou seu primeiro Grammy Awards na categoria “Melhor Gravação Dance” com a faixa, “Alive”, uma obra pós pandemia carregada de emoção pelo momento vivido e de esperança por dias melhores.

Após uma apresentação discreta no Lollapalooza em 2019, o RÜFÜS DU SOL retorna ao festival brasileiro com status de headliner se apresentando no dia 28 de março, sexta-feira. Será uma bela oportunidade para conferir ao vivo toda a energia e autenticidade de um dos projetos mais emblemáticos e cativantes da música eletrônica atual.

A edição 2025 do festival Lollapalooza acontece nos dias 28, 29 e 30 de março no Autódromo de Interlagos em São Paulo. Clique aqui, garanta seu ingresso e bora fazer Vibez.