O Amsterdam Dance Event (ADE) recebeu um número recorde de 500.000 visitantes durante seus eventos e conferências, que ocorreram ao longo de cinco dias e noites em 2023.
E como celebração ao sucesso, a fundação responsável pela realização, já adiantou que o ADE acontecerá de 16 a 20 de outubro de 2024.
A 28ª edição do Amsterdam Dance Event chegou ao fim, contando com a participação de mais de 2.900 artistas em mais de 1.000 eventos e iniciativas realizados em mais de 200 locais em toda a cidade, e recebendo um número recorde de 500.000 visitantes globais e 650.000 ingressos vendidos.
O ADE cresceu para se tornar o evento mais importante e influente para a cultura e talentos da música eletrônica. A programação deste ano apresentou uma ampla variedade de subgêneros de música eletrônica, música ao vivo e fusões culturais em sua programação de eventos, artes e cultura, com foco em uma oferta diversificada e inclusiva tanto em termos de artistas quanto de público.
Eventos marcantes incluíram o evento de abertura no Rijksmuseum com upsammy, Metropole Orkest e Tinlicker, um set único b2b entre KI/KI e Armin van Buuren, e eventos de impacto social da Music Moves. Elementos familiares como o STOOR de Speedy J, Audio Obscura, os eventos 18+ e para todas as idades de Martin Garrix também retornaram ao ADE, juntamente com novas colaborações como Andalusisch Orkest x Mary Lake e Het HEM x Horst.
Conferência ADE Pro
Além da enorme variedade de eventos do festival com ingressos esgotados, a Conferência ADE Pro expandiu sua programação para quatro dias pela primeira vez este ano. A conferência recebeu artistas globais e empresas influentes no Felix Meritis para discutir as estratégias, oportunidades e responsabilidades que definem a indústria da música.
Líderes da indústria global e especialistas em tecnologia do Google, TuneCore, SEG e outros vislumbraram o enorme impacto da Inteligência Artificial, e plataformas como Spotify, TikTok, YouTube e Beatport ofereceram conhecimento privilegiado aos participantes.
As novas Startups ADE também deram início a uma plataforma de desenvolvimento de um ano para startups inovadoras, e organizadores de eventos internacionais se reuniram para uma discussão profunda sobre o futuro dos festivais.
Além disso, a conferência convidou artistas de renome mundial para o palco, incluindo o ícone do DJ Grandmaster Flash, The Blessed Madonna, Röyksopp e Max Cooper – os dois últimos também realizando performances ao vivo exclusivas para todos os participantes da conferência.
O ADE Lab, encontro de desenvolvimento de talentos para jovens artistas e profissionais, teve uma segunda edição muito bem-sucedida, nutrindo e apoiando a próxima geração na música eletrônica.
Mais de 2.000 jovens artistas, produtores e profissionais em ascensão aprenderam com artistas de classe mundial como Reinier Zonneveld, Mama Snake, Saoirse, Héctor Oaks e A-Trak, criaram música junto com novas conexões, receberam feedback sobre seu trabalho e competiram em apresentações de demos.
A Fundação Amsterdam Dance Event é uma organização sem fins lucrativos dedicada a promover a música eletrônica, sua cultura e sua indústria em todo o mundo. A organização se dedica a estimular o desenvolvimento, a inovação e o talento, reunindo a indústria global e estabelecendo uma base para as futuras gerações.
Sobre o ADE
O Amsterdam Dance Event (ADE), uma iniciativa da Buma, tornou-se o maior e mais influente festival e conferência de música eletrônica do mundo.
O evento continua a crescer e se desenvolver a cada ano, apresentando mais de 2.900 artistas em mais de 1.000 eventos em mais de 200 locais.