Calvin-Harris-@-Hakkasan-Photo-by-Rukes-2

#BaúdasVibez: músicas eletrônicas que marcaram 2011

TRACK DA SEMANA:


O ano de 2011 foi muito marcante para o universo da música eletrônica. Há quase dez anos, grandes nomes como Avicii e Skrillex estavam começando a fazer sucesso com músicas que marcaram o começo de uma década. Quer saber mais? Abra uma cerveja e acompanhe essa lista nostálgica cheia de hits que fizeram aquele ano ser inesquecível.

Party Rock Anthem – LMFAO feat Lauren Bennett, GoonRock (25 de janeiro de 2011)

Uma das músicas mais tocadas de 2011, foi produzida pelo grupo LMFAO em parceria com Lauren Bennett e GoonRock. “Party Rock Anthem” foi número um nas paradas de vários países, incluindo o Brasil. E esteve por 6 semanas seguidas no topo da Billboard Hot 100, se tornando o terceiro single digital mais vendido de 2011. Apesar de todo o sucesso, no ano seguinte, LMFAO anunciou o fim do grupo

Save the World – Swedish House Mafia (13 de maio de 2011)

O single do grupo Swedish House Mafia conta com os vocais do cantor John Martin e foi co-escrita por Axwell, Steve Angello, Sebastian Ingrosso, Zitron Michel e Pontare Vincent. A música foi número um em paradas como Hot Dance Club Songs e foi indicada a Melhor Música Dance no prêmio Grammy Awards.

Turbulence – Steve Aoki & Laidback Luke ft. Lil Jon (14 de maio de 2011)

É uma colaboração dos DJs Steve Aoki e Laidback Luke com os vocais do rapper Lil Jon. A música foi lançada como download digital no Reino Unido e mais tarde incluída como bônus no álbum de estreia de Aoki, o “Wonderland”.  Fez muito sucesso nos festivais ao redor do mundo por seu perfil explosivo.

First Of The Year – Skrillex (7 junho de 2011)

Foi o primeiro single do terceiro EP de Skrillex, intitulado como  “More Monsters and Sprites”, e alcançou o topo das paradas de vários países, abrindo as portas do sucesso para o DJ. Inclusive o videoclipe da música dirigido por Tony Truand, recebeu indicação de “Melhor Clipe” no maior prêmio de música, o Grammy Awards em 2012.

 

Mirage – Pryda (13 de junho de 2011)

A música está presente no terceiro disco da coletânea “Eric Prydz Presents Pryda”, que foi um compilado de álbuns com todo o trabalho de 8 anos de Eric Prydz sob o pseudônimo Pryda – projeto através do qual Eric deu vazão a muitas produções que eram alheias à sonoridade do seu principal trabalho.

Fade into Darkness – Avicii (16 de julho)

Com vocais de Andreas Moe e samples da canção “Perpetuum Mobile”, da Penguin Cafe Orchestra, antes de ser oficialmente lançada como “Fade into Darkness”, a música era conhecida como “Penguin”. Fato curioso sobre esse som foi que Avicii e Leona Lewis se desentenderam pelo fato da cantora ter utilizado o instrumental da música de Avici em sua música, “Collide”, sem a autorização do DJ. Apesar do desentendimento, eles entraram em acordo e a música de Lewis foi devidamente creditada a Avicii.

Feel So Close – Calvin Harris (19 de agosto de 2011)

Esse hit mundial foi o segundo single do terceiro álbum de estúdio de Calvin Harris, o “18 Months”. O single foi sucesso absoluto, estando presente no topo de vários charts pelo mundo, inclusive nas paradas da Billboard Hot 100. A música possui os vocais do próprio DJ que vez ou outra se arrisca como cantor.

No Beef – Afrojack, Steve Aoki feat Miss Palmer (22  de agosto de 2011)

Essa colaboração dos DJs e produtores Afrojack e Steve Aoki contou com os vocais da cantora Miss Palmer, foi lançada como single e logo entrou como música bônus no álbum de estréia de Aoki, intitulado “Wonderland”, lançado no ano seguinte, 2012.  No Beef foi preponderante na colocação de Aoki como nome forte no mainstream da cena.

Epic – Quintino & Sandro Silva (3 de outubro de 2011)

Considerada uma das músicas mais populares de Big Room, “Epic” é uma colaboração dos DJs e produtores Quintino, Sandro Silva e Marteen Vorwerk. A música foi um sucesso e esteve no topo de grandes charts holandeses como o Top 40 Holanda e Mega Single, além de lançar Quintino rumo ao estrelato da cena ao ponto de tocar no MainStage do Tomorrowland.

Levels – Avicii (28 de outubro de 2011)

Considerada uma das melhores músicas de EDM da história e também uma das mais icônicas do DJ e produtor Avicii, não importa o tempo que passe, “Levels” sempre será aclamada e lembrada. Sucesso no mundo inteiro, esteve no topo dos charts de vários países. A música possui um sample da música gospel de Etta James, a “Something’s Got a Hold On Me”, lançada em 1962 e tem batidas inconfundíveis.

Titanium – David Guetta (9 de dezembro de 2011)

Uma das músicas mais aclamadas de David Guetta e que faz parte do quinto álbum de estúdio intitulado “Nothing but the Beat”, “Titanium” é uma colaboração do DJ com a cantora Sia, que também contou Afrojack e Giorgio Truinfort. A músic, que se tornaria um verdadeiro hino dos festivais e das rádios, se destacou nas paradas musicais mundiais e alcançou o topo delas em vários países, como o Brasil.

E aí, sentiu saudade dessa época memorável? Comenta aí pra gente sua música preferida e não deixe de seguir nossa playlist com vários hits nostálgicos: