Clubes na Inglaterra serão reabertos ‘sem obrigatoriedade de testes de Covid-19 ou passaportes de vacina’

As boates da Inglaterra reabrirão em 19 de julho, sem a exigência de que os participantes apresentem testes COVID-19 negativos ou comprovante de vacinação.

Uma fonte do governo disse ao Evening Standard que Michael Gove, o ministro do Gabinete que lidera uma revisão dos passaportes de vacinação COVID-19, acredita que seria “muito incômodo” para o público e as empresas que exames fossem exigidos antes da entrada nos locais.

A fonte disse ao Standard: “Estamos cada vez mais confiantes de que as pessoas estão protegidas e o plano é reabrir tudo, sem exceções”.

Uma decisão formal sobre o assunto será tomada em 12 de julho, uma semana antes de todas as restrições ao coronavírus serem suspensas na Inglaterra. Os casos da variante COVID-19 Delta continuam a alimentar as taxas de infecção crescentes no Reino Unido, com 26.068 novos casos de COVID-19 notificados dia 30 de junho, o maior número de casos desde 29 de janeiro.

No dia 29 de junho, o primeiro ministro Boris Johnson disse estar “cada vez mais confiante” de que as restrições serão suspensas no dia 19 de julho.

A notícia chega menos de uma semana depois que o governo publicou um relatório sobre seu Programa de Pesquisa de Eventos (ERP), que inclui dados coletados de uma série de eventos piloto do COVID-19. Estes incluíram dois eventos de clube indoor em Liverpool com uma multidão combinada de 6.000 pessoas, o BRIT Awards e a final da Copa F.A. O relatório constatou que, dos 58.000 participantes combinados desses eventos, apenas 28 casos positivos de COVID-19 foram registrados.

Embora os números ofereçam alguma esperança para a reabertura total da sociedade, incluindo clubes, na Inglaterra, no dia 19 de julho, o relatório do ERP destacou preocupações reais devido ao baixo número de testes de PCR devolvidos pelos participantes após os eventos. No mês passado, foi relatado que menos da metade dos participantes dos eventos de Liverpool retornou um teste PCR depois do show, conforme recomendado.

No geral, apenas 15% dos participantes devolveram os testes PCR após todos os eventos no ERP. Os membros da audiência foram solicitados a apresentar um resultado negativo de um teste de fluxo lateral para obter entrada, mas estes são menos precisos do que os PCRs.

No início deste mês, 10.000 pessoas participaram de um evento piloto de festival no Reino Unido sem máscaras ou distanciamento social como parte do estudo ERP. Enquanto isso, mais da metade dos festivais de verão do Reino Unido foram cancelados para 2021, de acordo com um novo estudo da The Association of Independent Festivals (AIF). A associação também renovou recentemente o seu apelo para uma intervenção urgente do governo do Reino Unido para festivais, particularmente em relação aos seguros dos festivais.