A arte de guiar uma pista de dança e proporcionar experiências sonoras inesquecíveis envolve repertório, sensibilidade e, claro, alguns segredos que nomes como Albuquerque conhecem muito bem.
O DJ e produtor tem uma longa trajetória dentro da música eletrônica, sendo há 11 anos um dos principais residentes do Warung Beach Club. Com uma sonoridade dançante e com groove intenso, que passeia pelo house e techno, conduziu as pistas de clubs e festivais icônicos, entre eles, Space Miami, BPM Festival, Amnesia Ibiza, Fabric London, Brunch Barcelona e Rumors.
Mas, qual o segredo por trás de um feeling de pista tão apurado? Albuquerque explica que é necessário ter sensibilidade para compreender o que cada cenário requer, saber dosar a energia a energia que deve ser colocada naquele momento, perceber a maneira que a pista se movimenta de acordo com cada ritmo e, com certeza ter vivido experiências anteriores.
Essa soma faz com que o DJ tenha a habilidade de ler o que acontece em volta dele”.
Batemos um papo com o produtor que compartilhou a sua experiência e importantes insights. Confira!
Eletro Vibez – A boa condução de uma pista se resume apenas à apresentação? Quais os outros caminhos importantes antes e depois de se apresentar para o público?
Na minha opinião, a preparação conta muito também. Não é necessário montar um set do começo ao fim, pois uma festa é imprevisível e perde a graça. Mas eu vejo que os DJs que se preparam antes de cada festa tem a habilidade de seguir uma linha durante as sessões do set. Conseguem manter uma pegada mais coerente por alguns momentos, deixando a energia lá em cima. Conhecendo suas pastas, o DJ tem case na mão, e isso quer dizer que ele conhece as tracks que possui, sabe o poder de cada uma e consegue buscá-las na hora certa para criar tensão, euforia, ou hipnose na pista.
Alguns DJs acham legal não se preparar, e aí na hora ficam reféns de uma case desorganizada, o que acaba fazendo com que o set fique muito bagunçado e sem sentido. Prejudica a história, que pra mim é importante.
Eletro Vibez – Qual ou quais erros que você cometeu e foram importantíssimos para aprimorar o seu domínio de pista?
Com certeza entrar tocando muito pesado ou rápido por achar que o DJ anterior já estava moendo demais. Algumas vezes já fiz isso e o resultado não foi o esperado. Muitas vezes a qualidade chama mais a atenção do que a velocidade. A criatividade contrasta com o maçante. Hoje eu consigo entender melhor como agir assumindo a pista em situações que antes pareciam muito mais complicadas.
Eletro Vibez – É possível um DJ que não viveu na pista se tornar um bom condutor?
É bem dificil. Viver a pista faz parte da profissão. O DJ só sabe o que é bom ouvir na pista se ele frequenta a pista. Pra mim, até quem já foi da pista, mas acaba por se esconder no backstage, perde esse feeling.
Eletro Vibez – Quais são as suas principais referências nessa arte?
Facundo Mohrr, Carl Cox e Danny Howells. Não que eles não possam errar de vez em quando, até os melhores estão sujeitos a percepções erradas algumas vezes, mas, com certeza, esses três são mestres na arte de conduzir uma pista de dança.
Eletro Vibez – Uma dica para quem está começando a conduzir as pistas?
O mais legal é fazer a pista dançar de maneira única, com a sua assinatura. Isso quer dizer que fazer a pista dançar tocando hits que todos já ouviram várias vezes é raso. As pessoas vão sair felizes, mas em breve irão esquecer de você, afinal, qualquer DJ iniciante pode fazer isso.
Fazer aquela noite inesquecível passa pelo fator surpresa. Ter faixas exclusivas, refinar a pesquisa e ser organizado te levam a um outro nível nos ouvidos de quem entende de música eletrônica
Eletro Vibez – Você é produtor musical com inúmeras tracks lançadas. Qual o sentimento de ver as pessoas dançando a sua track nas pistas?
É sensacional. Acho que é uma das melhores sensações que um produtor pode sentir. Algo que saiu do seu coração e mente, transformando aquele momento das pessoas em algo especial, trazer alegria e prazer em forma sonora é nossa missão e isso contempla todo o esforço. Pra mim não tem nada melhor!
Follow Albuquerque on Instagram | Spotify | TikTok | YouTube | Soundcloud