Anunciado pela Associação Brasileira de Música Independente (ABMI), em comemoração aos seus 20 anos de fundação, o Play de Ouro é a nova certificação da indústria fonográfica brasileira, que tem por intuito premiar artistas por seu desempenho nas plataformas de streaming.
O lançamento da premiação ocorrerá durante a 10ª edição do RMK (Rio Music Market), evento virtual que vai reunir profissionais da música entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro, contando com um encerramento presencial no Teatro B32, em São Paulo, para uma cerimônia dedicada à certificação.
O Play de Ouro surge como um equivalente digital e uma atualização do Disco de Ouro, criado pela Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD) como forma de premiar os artistas que conquistaram 100 mil cópias vendidas de um álbum.
Através do Play de Ouro, os artistas serão condecorados de acordo com seu desempenho no meio digital, em singles e álbuns, através das categorias Prata, Ouro, Platina, Safira e Diamante, levando em consideração os downloads, streams de áudio e vídeo.
O prêmio funciona como uma ação para promover a padronização nos critérios de reconhecimento dos artistas independentes no meio digital, informando o grande público e a indústria num todo, acerca destes.