house music djs negros conheça

Conheça os precursores negros da House Music que moldaram a cena eletrônica

Como um dos elementos básicos que constituem a música atual nas pistas, é difícil imaginar como seria a nossa vida se a House Music não tivesse surgido na década de 1980.

A origem do gênero, obviamente ocorreu nos clubes underground pioneiros de Chicago e Nova York, que na época era predominantemente frequentado e produzido por públicos negro e gay. 

Como já falamos da história da House Music aqui, agora vamos detalhar para você, os músicos precursores dessa vertente tão importante que moldou a cena da música eletrônica e que ganhou vida através de negros e minorias, como o público gay.

Frankie Knuckles

Frankie Knuckles também é conhecido como o Poderoso Chefão da House Music. Knuckles aprendeu o básico da música ouvindo Jazz na década de 1960. Na década de 1970, ainda adolescente e interessado em arte, ele trabalhava como DJ em sua cidade natal, Nova York.

Uma década depois, ele aprendeu a mágica de remixar discos e adicionar batidas a músicas de Soul e Salsa, usando uma segunda pickup, e com isso ajudou  a dar à luz ao uso de equipamentos de mixagem e DJ. 

Na década de 1990, ele voltou para Nova York e começou a tocar e mixar músicas para grandes nomes, como Diana Ross, Chaka Kahn e Michael Jackson. Eventualmente, ele deixou de produzir para se apresentar como DJ.

Jamie Principle

Jamie Principle, também conhecido como Jamie P, nasceu em Chicago. Surgiu do início da House Music, nos anos 80, com “Your Love”, um de seus primeiros sucessos.

Jamie P trabalhou como produtor antes do nascimento do novo gênero e, à medida que ganhou força nos clubes, ele se uniu a outro pioneiro do House, Frankie Knuckles, para produzir e gravar músicas que definiriam o conceito de House Music. Em 2004, ele colaborou com Knuckles para uma música que alcançou o topo das paradas, “Back N Da Day”.

Marshall Jefferson

Marshall Jefferson é outro nativo de Chicago, nascido em 1959. Na década de 1970, como um grande fã de bandas de Rock pesado, como Black Sabbath e Led Zeppelin, costumava ouvi-las enquanto estava estudando contabilidade. 

Mas tudo mudou depois que ele conheceu Ron Hardy e aprendeu a colocar a percussão em praticamente qualquer coisa, usando uma pickup de DJ. Ele só queria saber de tocar House, especialmente o Acid House. Em meados da década de 1980, ele se cansou da Acid House e mudou para o Deep House com mais alma, gravando “Open Your Eyes“. De todo o seu trabalho, no entanto, “Move Your Body”, de 1986, continua sendo, possivelmente, a música mais conhecida.

Marshall-Jefferson-2

Ron Hardy

Ron Hardy começou na década de 1970 tocando nas danceterias afro-americanas de Chicago, usando duas pickups para obter os remixes que queria nos sons populares de Jazz e Disco. 

Ele passou algum tempo em Los Angeles, na década de 1980, mas acabou retornando a Chicago. Hardy ficou conhecido por tocar uma variação da House Music, o que na época estava começando a ser chamado de Acid House, do que a maioria de seus contemporâneos, mas, na verdade, ele passeava por uma ampla gama de estilos dentro da House Music. Ele morreu em 1992 e esse compilado de suas clássicas tracks de House vai te fazer viajar no tempo:

Liz Torres

Liz Torres, também conhecida como a rainha da House Music. Torres nasceu em Porto Rico e foi para Chicago com sua família na década de 1960. Suas experiências musicais de infância eram todas centradas no coral da igreja que sua família frequentava, mas na década de 1980 ela se apaixonou por House Music. 

Dona de uma voz incrível, cantou músicas como “Set Urself Free” e “Can’n Get Enough”.  Ela não atua desde o início dos anos 90, mas, como uma das poucas mulheres que vieram à tona e se destacaram como cantoras de House Music, ela não pode ser esquecida.

Devemos muito disso a esses cinco grandes pioneiros, que fizeram a House Music sair dos clubes marginalizados, entrar nas rádios e, consequentemente, na vida de tantas pessoas!