David Guetta e Calvin Harris dividem pódio de Dance Music da Billboard com 13 músicas no topo cada

Em agosto de 2003, a revista de música Billboard deu início ao Dance/Mix Show Airplay, um ranking para elencar os maiores hits da Dance Music nas rádios americanas, tendo em vista a crescente da música eletrônica e do Pop no início dos anos 2000.

Em comemoração aos 20 anos do ranking em 2023, a Billboard revelou dados estatísticos sobre os artistas e músicas que mais se destacaram na influente lista ao longo de duas décadas. 

Dentre estes diversos artistas, DJs e produtores como Calvin Harris, David Guetta, Tiësto, Deadmau5 e Kaskade se sobressaíram por terem atingido o topo do ranking, ao lado de outras estrelas do Pop. 

O DJ e produtor Calvin Harris é o artista que, por mais vezes, esteve em primeiro lugar na lista entre 2010 e 2019. Ele também é o artista com recorde de semanas em primeiro lugar, e empata com David Guetta na posição de nomes que dominaram o Top 1 nos últimos 20 anos, com 13 músicas cada. 

O David Guetta, por sua vez, foi o artista com mais hits na lista, e liderou o primeiro lugar entre 2020 e 2023, enquanto sua faixa “Blue” empata na posição de “Liderança Mais Longa” durante os mesmo anos, com o remix de PNAU de “Cold Heart”, de Dua Lipa e Elton John.  

Superando essas músicas, a faixa líder de liderança de todos os tempos da lista é “Closer”, de Chainsmokers, que durante 20 semanas consecutivas esteve no topo do ranking, superando as 14 semanas de “Blue” e “Cold Heart”.

Chainsmokers também figura na lista com a ducentésima faixa a liderar o Top 1, com “Paris”, música lançada em fevereiro de 2017. 

Ao longo dos últimos 20 anos, a lista teve uma crescente, aumentando seu número de posições e sua presença em diversas rádios norte-americanas, o que também ajuda a atestar e celebrar o crescimento da própria Dance Music no decorrer das décadas.

Confira a lista completa da Billboard clicando aqui.