Dendê Funk, novo EP do selo Aureum, celebra e homenageia a cultura musical baiana e carioca

No início deste ano, apresentamos a vocês as vibez da Aureum, uma gravadora brasileira que vem realizando um trabalho pautado na profundidade musical, cultural e emocional de cada lançamento. O mais novo EP do selo, “Dendê Funk“, exemplifica perfeitamente essa missão. 

Pelo nome com que foi batizado, a mensagem já fica bem clara: o disco é uma fusão rica de influências e referências da Bahia com as do Rio de Janeiro, afinal, os artistas envolvidos são grandes representantes dessas respectivas cenas musicais. 

Na linha de frente estão o DJ, músico e produtor baiano Processman, peça-chave na conexão musical entre o Nordeste e o Sudeste do Brasil, e o DJ, produtor e multi-instrumentista carioca Fabio Santanna, cujas raízes artísticas estão profundamente ligadas à história musical e cultural do Rio.

Juntos, eles combinaram o “sabor” complexo e intenso do dendê com o ritmo contagiante e irresistível dos bailes cariocas, conectando Disco, House, Boogie e Funk de maneira muito diferente e autêntica.

O EP apresenta duas faixas originais: “Aumenta o Som”, com vocais no estilo MC interpretados por Felupz, e remixada pelos headlabels Bruce Leroys; e “Chic Show”, que recebeu um remix do americano Jacques Renault. O resultado é um trabalho cheio de referências que vão desde o Furacão 2000 até os clássicos do cantor-compositor Stevie B, além de explorar sonoridades vintage e ritmos do ijexá.

O resultado final você confere agora: