space ibiza pacha ibiza clubs documentarios
Foto via Space Ibiza

Documentários sobre clubes de Ibiza e Berlim, que moldaram a cena eletrônica global

Última atualização:

O que essas duas cidades têm em comum? Se você pensou nos melhores clubes de música eletrônica do mundo, acertou! E é por isso que listamos aqui alguns documentários, que mostram a história por trás dos clubes e que, com muita originalidade, moldaram e seguem ditando tendências até os dias de hoje.

Os documentários estão em inglês e espanhol, sem legenda, para você aproveitar e treinar um pouco o idioma (risos).

Pacha Ibiza

A Pacha abriu suas portas pela primeira vez  em 1973, em Ibiza, em uma casa de campo totalmente pintada de branco, como é próprio do estilo mediterrâneo.

Ibiza era, naquela época, uma ilha virgem que estava começando a ser visitada pelos primeiros ‘hippies’ que buscavam uma forma de vida mais livre, como aquela que era preconizada pelos camponeses com seu lema: “viva e deixe viver”.

A Pacha conseguiu ser conhecida internacionalmente, e seu nome e imagem (as duas brilhantes cerejas) são associados ao luxo, diversão, noites eternas e glamour. Neste documentário você vai entender mais sobre como surgiu todo esse conceito!

Space Ibiza

Já ouviu falar deste lugar? Não? Pois deveria! Enquanto ainda estava em funcionamento, o Space Ibiza ficava localizado na parte mais badalada de Ibiza, em Platja d´En Bossa, e foi um clube memorável. 

A casa ficava sempre lotada e levava diversos DJs de peso, inclusive, foi o clube que revelou Carl Cox para o mundo, o tornando residente do mesmo.

Tendo como proprietário o executivo Pepe Rosello, o club foi inaugurado em 1986, e era um dos clubes mais aclamados da ilha. Mas, infelizmente, após anos de funcionamento, encerrou suas atividades em 2016, sendo vendido ao grupo Ushuaïa, e dando espaço ao glorioso Hï Ibiza.

Em 30 anos de história, o clube foi um dos responsáveis por consagrar Ibiza na meca da música eletrônica. E para você entender mais sobre essa parte da história, não deixe de assistir ao documentário, que reúne muitos momentos e histórias do club!

Clubes de Berlim

A maioria dos clubes famosos da cena underground estão localizados na Alemanha, mais precisamente em Berlim. E, se você está se perguntando o porquê, a resposta é: devido aos diversos locais abandonados que foram usados como clubes, para festas ilegais, durante muito tempo pós guerra, e também por ter uma cena tão “sem regras”.

Os clubes de Techno de Berlim não têm horário para acabar e, geralmente, ficam abertos durante todo o final de semana, com afters infinitos. Berghain, Watergate, Tresor, Ostgut… Cada clube tem sua própria vibe, seu próprio público e rótulo. 

Por exemplo, os frequentadores da Berghain preferem o Techno Industrial, mais sombrio e cru, do que os frequentadores da Tresor, que vão lá para curtir o Techno de Detroit. E nestes documentários você vai entender mais sobre todos esses clubes e suas histórias!

Depois que assistir, vem contar pra gente o que achou. E se quiser indicar mais algum, comente!