Duarte comenta sobre lançamento na Nervous Records, conquistas da sua gravadora e novidades da carreira

Duarte é um DJ e produtor que está quebrando as barreiras da cena eletrônica nacional, com lançamentos por gravadoras de renome, turnês internacionais, enquanto soma milhares de ouvintes fiéis em suas faixas e surpreende as pistas com novidades a cada instante. 

Um exemplo disso é sua nova faixa, “What You Need”, lançada pela Nervous Records, e também das diversas conquistas que sua gravadora, a DRT Records, teve ao longo do ano passado. É sobre isso que conversamos com o talento carioca! 

Como esse é o nosso primeiro papo, se apresente para a galera e conte mais sobre você. De onde veio, como começou na cena eletrônica e pra onde você quer ir com a sua sonoridade? 

Duarte: Fala família, sou do Rio de Janeiro e naturalizado ao meio do samba e do rap, desde novo a música sempre esteve presente na minha vida e na eletrônica foi onde achei o meu espaço para mostrar as minhas criações e quem eu sou. Acho que o que eu quero com meu som não tem um nome, mas o propósito é a longevidade e o que eu vou deixar para as pessoas que vão me ouvir.

Quais as principais conquistas na sua carreira em 2023? 

Duarte: Em 2023 lancei meu primeiro álbum junto com o Victor Lou, uma colaboração que significou muito para mim, já que sempre admirei o trabalho dele e o acompanho há muito tempo. Foi uma conquista importante em minha carreira.

Em sua gravadora, a DRT RECORDS, as coisas também parecem ter sido promissoras em 2023. Pode nos contar um pouco sobre como foi? 

Duarte: Ano passado foi muito importante pra nós, conseguimos expressar bem o que queríamos do nosso jeito. Foi o primeiro ano da minha gravadora (DRT RECORDS) e levamos alguns showcases pelo brasil apresentando um pouco mais da nossa galera. 

Rolaram muitos shows irados que marcaram muito, festivais como o Ultra Music Festival, Tropicadelia Festival, Equilibrium Festival, Abstract Festival e clubs como Park Art, Baroque, Privilège, Adore, El Fortin, Hype Club, Silky Beach Club, Savanna, Field, Matahari, The Garden, Natural Forest e vários outros que foram muito massa de se apresentar.

Tivemos as nossas primeiras datas internacionais, conhecendo alguns países da Europa e da América do Sul, como Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, Lima no Peru, Reino Unido em Londres, e ainda Amsterdã na Holanda, a convite do meu mano Mochakk e a família da Dogghauz para tocar no Tricks and Tracks, evento irado organizado por eles junto com a Alpha Industries no ADE.

E como tem sido os suportes recebidos nos últimos lançamentos?

Duarte: Sinto que conseguimos furar uma bolha e o som cada vez mais tem aumentado o alcance, suportes como do Diplo, Martin Garrix, Pete Tong, Dj Tennis e recentemente da Nicole Moudaber em meu último lançamento me fizeram ver ainda mais que independente da linha de som, música boa não tem rótulos.

Como foi o processo criativo de sua última faixa, a “What You Need”, lançada pela Nervous Records? E quanto ao clipe, junto da atriz Flora Camolese? 

Duarte: Essa track já está pronta faz uns 3 anos (risos). Acho que esse é um dos males de todo produtor… Eu gosto muito dela e a “What You Need” já tinha passado por outras duas gravadoras que haviam segurado ela, mas depois acabou não rolando. Foi quando o Andrew, da Nervous, me chamou e perguntou se ela estava livre.

Desde de que fiz ela já pensava em um clipe específico, e assim com a data fechada fiz um convite para a atriz Flora Camolese que já acompanho o trampo a muito tempo e sou fã, e ela topou. Foi muito legal participar do clipe e contar com a ajuda da Wolf Films, foi um trabalho que curti fazer, e quero explorar cada vez mais nos próximos releases.

E como é sua relação com a label que está realizando o lançamento?

Duarte: Sempre curti os sons da Nervous, é uma gravadora renomada com muito tempo de música e com uma história irada. Conversei com o Andrew dono da label durante o Amsterdam Dance Event (ADE), e estávamos bastante ansiosos com o lançamento, a lista de suportes foi grande e eu realmente não esperava isso. (risos)

Agora para o público que quer continuar te acompanhando, quais são seus próximos passos? Deixe aqui alguma novidade!

Duarte: Teremos vários lançamentos esse ano e alguns deles que eu to doido pra poder falar, são 2 remix oficiais que estão para sair. Estamos com uma agenda pro Brasil irada e algumas datas internacionais para serem divulgadas. Queria agradecer geral que tem acompanhado e interagido de alguma forma, eu e minha equipe estamos dando o nosso máximo e tenho certeza que 2024 vai ser um ano especial.

Duarte trilha um rumo que o estabelece cada vez mais como um dos grandes, e mais promissores destaques da cena eletrônica nacional, com triunfos que falam por si só e escancaram isso. 

Aproveite para ouvir “What You Need” agora mesmo, e fique por dentro das novidades de Duarte e da DRT através do Instagram