“É Maneka, nego!” MNK4 lança single sob o selo da HUB e conta mais de sua história

Na música, a identidade é tudo. MNK4 – é Maneka, e não ‘ême-êne-ká-quatro’ –, é Manoel Iago, produtor catarinense de 24 anos. Entre singles e remixes, ele busca aliar a estética sonora de seu projeto com a moda pessoal, além da representatividade que reforça trazer enquanto um artista negro na música eletrônica.

Após o lançamento de “Tough Love”, sob o selo da HUB Records, o nome promissor do Tech House brasileiro reforça seus contornos. 

MNK4 teve seu início na música eletrônica em 2018, com o apego a clubs e também à música, sempre com a curiosidade de saber como fazer. Um ano depois, começou a se dedicar exclusivamente à música e ao estudo de produção. Na hora de decidir o nome, veio a inspiração.

O meu nome é Manoel Iago, e o apelido mais tradicional de Manoel aqui onde eu moro é ‘Maneka’, mas não ficaria tão bonito visualmente. Tive a ideia de ir eliminando letras e então sobrou apenas ‘MNK’ como alusão ao ‘A’, acrescentei o ‘4’ no final.”

A confusão ainda acontece, ele declara. “Muita gente fala assim…” – sobre ser chamado de ‘ême-êne-ká-quatro’. Apesar disso, acredita que com o tempo a galera vá se acostumar, e vê um lado bom, quando considera que isso pode ser um trunfo para aproximar seus fãs ao seu trabalho.

Criado em Palhoça, cidade na região metropolitana de Florianópolis, o produtor lida com o desafio de enxergar poucos produtores negros em alta no cenário brasileiro, e reafirma seu posicionamento através da ideia do resgate às influências originárias do estilo musical que acredita. Maneka indica Marshall Jefferson, Jamie Jones e The Martinez Brothers como referências em representatividade.

Tento ao máximo demonstrar, através do meu posicionamento, da minha música e do meu estilo, de onde surgiu a House Music.”

Com o novo release, o artista chegou ao sétimo lançamento de 2023. Em apenas uma semana, “Tough Love” já acumula mais de 10 mil reproduções. Para MNK4, a produção foi divertida, e gerou diversos resultados até a sua versão final. Ele admite ter voltado sua inspiração para a esposa, Kevelle. “A track é pra remeter que o amor não é difícil, e sim leve, colorido”.

Além disso, buscou trabalhos do produtor Jaden Thompson e o duo ANOTR como balizadores para o resultado que quis trazer para o single.

Os mais recentes trabalhos do MNK4, nome para se ter no radar na cena do Tech House, já estão disponíveis nas plataformas de streaming e no perfil do artista no Instagram. Você já pode conferir o novo lançamento de “Tough Love” aqui.