Festivais na Europa serão obrigados a usar copos reutilizáveis

Por conta da preocupação com o meio ambiente, a Agência Pública de Resíduos de Flanders (OVAM), região flamenga da Bélgica, determinou que todos os eventos no local devem retirar os copos descartáveis de circulação e passar a oferecer reutilizáveis ao público. A medida já foi adotada pelo Tomorrowland este ano.

Os eventos devem trocar tudo até 2025. os organizadores têm até 2024 para introduzir os copos reutilizáveis, ​​e até 2025, substituir as latas e garrafas pet. eles devem então demonstrar que pelo menos 95% é coletado para reciclagem”, disse Jan Verheyen, da OVAM.

O Tomorrowland Bélgica já está engajado com a campanha – inclusive, neste ano, há a venda de copos reutilizáveis no festival por 0,5 pearls (moeda do festival, equivale a 0,87€, ou, R$4,58). Em comunicado, Debbie Wilmsen,  porta-voz do festival, diz que o evento tem “um ano inteiro para redesenhar os planos e buscar os fornecedores certos”.

Este ano, preferimos limpar nosso estoque primeiro. O Tomorrowland é um daqueles festivais que tem um estoque excessivo de copos descartáveis. Seria uma pena mandar para o incinerador. No parque de camping, o ‘Dreamville’, mudamos completamente para reutilizáveis, tanto as xícaras quanto as louças”, diz a porta-voz.

Apesar da ação, o Tomorrowland entrou na lista de festivais que pediram uma exceção ao Ministro do Meio Ambiente belga, Zuhal Demir – contudo, o porta-voz do Ministro, Andy Pieters, afirmou que o gabinete analisará se os eventos “têm um bom motivo para isso”.

Caso seja implantado como uma norma dentro do maior festival de música do mundo – o Tomorrowland -, não será difícil enxergar a medida em outros grandes eventos ao redor do planeta.