Guia completo sobre Tulum

Se o Caribe Mexicano já era um dos destinos favoritos para viajantes desbravarem, recentemente, com as mais variadas festas, Tulum vem atraindo ainda mais visitantes, entre eles, os amantes da música eletrônica.

Tulum é considerada a joia da costa do Mar do Caribe, no México. Mais do que um simples destino com praia, em Tulum os turistas vão desfrutar de retiros de Yoga, restaurantes luxuosos, natureza e de um bela programação de vida noturna. Outra grande atração são as ruínas maias, incrivelmente preservadas. 

Neste guia de viagem para Tulum, você irá encontrar dicas de viagem, focadas no turismo musical, para ajudá-lo a planejar sua viagem para o México!

Dicas pré-viagem

A principal língua falada pelos habitantes locais é o espanhol, embora a maioria dos que trabalham na indústria do turismo também falem inglês.

A moeda local é o peso mexicano, que atualmente $1 (MXN) vale cerca de R$0,24 (BRL). Os dólares americanos são aceitos em diversos restaurantes e lojas, mas é sempre bom levar com você alguns pesos mexicanos! 

A estação mais movimentada para o turismo é na temporada de seca, entre dezembro e abril, período em que são realizados a maioria dos eventos de música eletrônica.

Chegando a Tulum

Você tem duas opções aqui: pegar um voo para o aeroporto de Cancún e de lá ir a Tulum ou desembarcar na Cidade do México e ir de ônibus até Tulum. Caso escolha desembarcar em Cancún, que é a nossa recomendação, aqui vão algumas dicas:

  • Pegue um ônibus público para Tulum. Esses ônibus passam de 5 a 6 vezes por dia;
  • Pegue um táxi – os preços variam, mas não pague muito mais do que o equivalente a US$ 80;
  • Reserve um transfer do aeroporto até o seu hotel;
  • Alugue um carro. Essa é a melhor opção, já que de carro você poderá passear também pela Riviera Maya e Cancún. Você pode alugar seu carro direto no aeroporto pela internet ou em Playa del Carmen, o que pode ser uma alternativa mais barata.

Locomovendo-se em Tulum

Alguns eventos acontecem no meio da densa mata que cerca a região, outros acontecem em praias e outros em cenotes. 

A cidade é relativamente pequena, mas está dividida em três áreas principais. A maioria das coisas fica um pouco longe entre elas, então considere alugar uma bicicleta, carro, scooter ou chamar um táxi local! Sendo assim, aqui vão algumas dicas para melhor se locomover por Tulum.

  • Demora de 10 a 40 minutos para ir das áreas da cidade às áreas da praia, e os táxis ganham muito dinheiro com os turistas que viajam pelas redondezas. Para ir da praia até a cidade, não deve custar mais do que 200-300 pesos ($10 a $15 USD).
  • Para ir da cidade ao Zamna Festival de táxi, por exemplo, sai cerca de 200 pesos ($10 USD), mas eles vão cobrar mais, por se tratar de um evento. Caso você vá de carro ou scooter, o preço do estacionamento para um carro é 500 pesos ($25 USD) e para uma scooter é 300 pesos ($15 USD).

Uma boa dica, caso esteja viajando em poucas pessoas ou em casal, é alugar uma scooter. O aluguel de scooter varia de $35 a $60 USD por um dia. Apenas certifique-se de trancar sua scooter sempre, pois Tulum vem sendo alvo de muitos roubos.

Eventos de música eletrônica

Os eventos e festivais de música eletrônica vem tomando conta da programação de Tulum desde 2016. Por lá já passaram eventos como Corona Sunset, BPM Festival e agora os tão consagrados Day Zero Festival e Zamna Festival.

Pacotes de ingressos para festas, com cerca de 3 festas, saem por volta de $250 USD e aqui contamos mais detalhes sobre os eventos que estão acontecendo atualmente na região.

Quanto gastar em Tulum?

Com base na média de gastos de pessoas que já frequentaram a cidade, o gasto com alimentação e bebidas gira em torno de $100 USD por dia. Aqui você pode calcular melhor essa estimativa de gastos.

Em relação aos eventos, os preços não são muito diferentes de outros pontos turísticos como Ibiza e Mykonos. Drinks e outras bebidas alcoólicas saem por volta de $300 a $600 pesos (15 a 30 USD) em festivais como o Day Zero e Zamna. Uma água ou cerveja custa por volta de $150 pesos ($8 USD). Já para alimentação em eventos, você pode pagar cerca de $150 a $300 pesos ($8 a $16 USD) dependendo do tipo de lanche que você escolher.

O que fazer em Tulum?

É claro que além de excelentes festas para nós, apaixonados por música eletrônica, Tulum tem muito a oferecer:

MERGULHOS

Caso você opte por participar de um dos passeios organizados de mergulho com snorkel ou ir explorar sozinho, há algumas ótimas áreas para realizar a prática. Folhetos com guias e empresas organizadoras podem ser encontrados em todos os hotéis.

CENOTES

Os cenotes são piscinas naturais de água doce onde a água da chuva se acumula dentro de cavernas e você pode ir mergulhar, nadar ou simplesmente admirar! Os principais cenotes são: Gran Cenote, Jardin de Eden e Dos Ojos, você pode ir por conta própria ou com o auxílio de guias.

RELAXAR

Existem vários locais que oferecem aulas de Yoga em Tulum, especialmente em alguns dos hotéis ao redor da área da praia. Verifique com antecedência se há retiros de Yoga, pois muitos resorts os organizam.

Outra dica é ir ao Yaan Spa, um spa adorável em uma localização idílica, entre as copas das árvores da floresta. Eles oferecem excelentes tratamentos e massagens, além de aulas de Yoga. Este é um ótimo lugar para relaxar e ser mimado.

RUÍNAS DE TULUM

A Zona Arqueológica é hoje um dos principais pontos turísticos da região e as ruínas de Tulum podem não ser as mais impressionantes do México, mas o fato delas estarem pertinho do mar e contarem inclusive com uma praia particular dentro do sítio arqueológico, as tornam um lugar interessante para visitar, já que elas foram construídas pelo Império Maia no ano de 564 d.C. 

RESERVA DE SIAN KA’AN

Se você for do tipo que adora áreas de preservação ambiental, então, não deixe de conhecer o Sian Ka’an, que é um Patrimônio Mundial da UNESCO (desde 1987), localizado ao sul da cidade de Tulum. 

Uma das coisas bacanas da reserva é que, bem no meio da vegetação, é possível se deparar com uma enorme torre, que faz com que você tenha uma vista incrível de toda a área. Por lá, ainda há uma extensa faixa de praias desertas que são incríveis e mega relaxantes.

VIAGENS DE 1 DIA

Destino 1: Akumal é onde você pode literalmente entrar na água vindo da costa e nadar com tartarugas marinhas gigantes, raias-águia e incontáveis peixes. Certifique-se de usar protetor solar seguro para recifes!

Destino 2: A uma curta distância de Tulum, a Playa del Carmen é um popular passeio de um dia com um adorável centro comercial pedonal e alguns maravilhosos mergulho e pesca charter em oferta.

Onde se hospedar em Tulum

Se hospedar em Tulum é fácil pois não é uma cidade muito grande, então você só precisa decidir se quer ficar na região da cidade ou na da praia, de acordo com o seu orçamento, já que independente da sua escolha, estará sempre perto de tudo.

Cidade de Tulum: A principal área da cidade está localizada perto da rodovia 307, enquanto a praia fica um pouco mais longe e abriga vários spas e hotéis de luxo. É aqui que se situam os bancos, lojas, cafés e bares.

Esta área é recomendada para viajantes com orçamento limitado, visitantes de longa duração ou pessoas que priorizam a proximidade de bares e vida noturna.

Praia de Tulum: Local de grandes resorts e de quem procura um lugar mais tranquilo. Com a praia de areia branca, alguns restaurantes adoráveis ​​e alguns spas e hotéis boutique, a região tende a ter preços mais altos para se hospedar.

Se você está de férias e pode pagar, no entanto, a zona de praia oferece a experiência Tulum mais memorável. Afinal, você vai a Tulum por suas praias deslumbrantes! Os hotéis / resorts mais famosos da região são: Ahau Tulum, Azulik e Zamna.

Um fato importante para ressaltar é que Tulum possui apenas um único trecho de 10km de extensão de praia. Se limitando ao norte pelas ruínas maias no Parque Nacional Tulum e ao sul pela entrada da Reserva Nacional da Biosfera Sian Ka’an.

Confira a agenda de eventos de música eletrônica de Tulum aqui e comece a planejar a sua próxima viagem! Qualquer dúvida, nos chame no instagram!