Algumas marcas deixam pegadas profundas na cultura da música eletrônica e passam a fazer parte do imaginário coletivo dos viventes desse estilo. Como uma própria manifestação do Techno, Awakenings é um festival que evoca esse gênero e traz pra muito além da superfície, o underground.
O festival que teve início em 1997, em Amsterdã, a capital da música eletrônica, pode hoje ser reconhecido como um dos melhores e maiores eventos deste gênero no mundo, sendo que, anualmente, mais de 190 mil pessoas mergulham nesta experiência.
Qual seria a sensação de estar entre mais de 80 mil fiéis seguidores do Techno em apenas um fim de semana, vibrando com uma variedade dos mais influentes artistas do gênero? É o tipo de experiência que o festival que acumula mais de 20 anos é capaz de proporcionar.
Curiosamente, ao voltarmos para o início do evento, em 1997, podemos entender o porquê há uma relação entre o nome Awakenings – Despertares – com Jesus Cristo: O evento surgiu na Páscoa, e anualmente é festejado nesta data.
A primeira edição do Awakenings ocorreu coincidentemente na Páscoa, e o fundador, Rocco Veenboer, que até então não sabia do que se tratava o feriado religioso, se inspirou em seu significado para desenvolver o nome da marca.
Mesmo com uma origem pouco esperada para o nome, o evento não tem cunho religioso, apesar de que tanto a tradicionalidade da marca quanto a fidelidade do público à ela, a coloquem próxima deste caráter místico. Não só a marca Awakenings, bem como o espaço onde o evento surgiu tem essa densidade.
O Gashouder é o local onde o Awakenings é sediado: uma enorme estrutura industrial metálica em formato cilíndrico, cuja parte interior consegue peculiarmente se assemelhar tanto a uma antiga indústria de gás do século XIX quanto à um clube.
Mas independente da aparência, a aura quase sobrenatural do Techno é a que permeia o local, principalmente quando DJs como Carl Cox, Boris Brejcha, Nicole Moudaber, Nina Kraviz, Tale of Us, entre tantos outros, guiam este ritual.
O que toca?
Techno, Melodic Techno.
DJs que passaram por lá:
Carl Cox, Amelie Lens, Boris Brejcha, Nina Kraviz, são só alguns dos nomes que passaram pelo Awakenings.
Quanto custa?
O preço dos ingressos para o evento variam entre €200 a mais de €300 Euros.
Como chegar?
Após chegar de avião até Amsterdã, é fácil se locomover até o local do evento através de trens ou metrôs.
O festival também dá suporte com as melhores informações disponíveis para aqueles que decidirem fazer o transporte com ônibus e vans, por conta própria.
E aí, já conhecia o Awakenings? Embarcaria nessa aventura transcendental? Conte pra gente o que achou lá no nosso instagram!