Guia das Vibez: saiba tudo sobre o Fusion Festival, que acontece na Alemanha

Conhecido como o “Burning Man da Europa”, o Fusion Festival tem uma pegada bem vibez, e acontece anualmente em Lärz, Mecklenburg-Vorpommern, no nordeste da Alemanha, em busca de liberdade, um mundo melhor e o desejo de ser livre. 

Os exploradores chegam, no final de junho, e montam um acampamento comunitário entre as árvores. Logo depois, a música, o teatro e o cinema chegam a Mecklenburg para trazer o entretenimento do fim de semana. Embora o gênero principal continue a ser eletrônico, não há uma agenda musical definida e os participantes são incentivados a trazer seus próprios instrumentos. 

O festival nasceu em 1997 e, por muito tempo, funcionou sem ingressos pagos. Uma outra pauta bem comum por todo festival é a alimentação orgânica e vegetariana.

Longe de controles policiais, corporações e regras, todos podem se vestir e ser como quiser, entrar em contato com quem quiser e principalmente consumir o que quiser. E não, não estou falando apenas de álcool e lanches vegetarianos aqui. E apesar de toda essa liberdade, o principal ideal é respeitar os participantes, bem como a natureza circundante.

O Festival de Fusão

O Fusion é considerado o maior acampamento de todo o hemisfério norte e possui o seguinte lema: 4 dias de “comunismo de férias”! Música de todos os gêneros, teatro, performance e cinema, interação, artes e comunicação. Diversidade de pessoas, diversas em suas intenções. 

Livre de limites e preconceitos e longe da vida cotidiana, o festival celebra por 4 dias uma sociedade paralela, em busca de um mundo possivelmente melhor. Um lugar real onde tudo se torna realidade.

Por ter essa ideia de comunidade, os ingressos são baratos, bebidas e alimentos podem ser trazidos ou comprados no local por preços baixos. As refeições preparadas e vendidas no festival são, em sua maioria, vegetarianas. A cada verão, mais pessoas de toda a Alemanha e Europa se aglomeravam na pequena cidade de Müritz.

Entre 60.000 e 70.000 pessoas comparecem anualmente ao festival. São cerca de 500 artistas em 20 palcos, se apresentando durante o longo fim de semana. Sem comerciais em lugar algum, o festival manteve seu caráter alternativo e “hippie”, sua postura anti-comercial, ao longo dos anos. 

Club Kulturkosmos

Desde a sua fundação em 1999, a associação sem fins lucrativos “Kulturkosmos” é a anfitriã e organizadora do festival. O grupo possui militantes de várias cores, cujas realidades de vida, profissões e locais de residência são muito diferentes e reúnem-se anualmente para doar o seu tempo livre para este projeto conjunto. Muitos deles trabalham com artes e cultura, outros vêm de origens completamente diferentes. Até agora, nem os organizadores nem os curadores do festival se beneficiaram financeiramente com o festival.

Bar

Os bares no recinto do festival são dirigidos por diferentes grupos e coletivos com uma formação subcultural, política ou artística de esquerda. Portanto, não há lucro privado com a venda de bebidas. Assim, a cada bebida que compra, você apóia uma história de solidariedade, uma iniciativa cultural ou um projeto político de esquerda.

Artistas

Pelo festival passam mais de 500 artistas que fazem do Fusion um caldeirão de música, arte, teatro e ótica extremamente diversificado. Sonoridades como Indie Dance, Melodic House & Techno ecoam em sua maioria pelo festival. Projetos como Monolink e Jan Blomqvist costumam se apresentar por lá!

Camping

A área de acampamento geralmente é superlotada, e comumente vivencia problemas com a destinação de resíduos. A situação dos banheiros fica um pouco fora de controle, quando o festival vai caminhando para seus últimos dias, mas, ano após ano, o festival tenta melhorar essa parte.

Existe uma área separada para acampamento familiar, conectada por uma pequena ponte ao resto do complexo.

Documentário sobre o festival e o Kulturkosmos

Durante 6 anos, uma equipe de jovens videomakers, inspirada pelo festival Fusion, começou a fazer um documentário sobre os Kulturkosmos, o grupo responsável pela organização do projeto.

Por anos, eles registraram tudo que rolou no festival, gravando imagens e entrevistas e para celebrar os 20 anos do evento, realizaram o lançamento de um filme que conta muito sobre o festival e seus organizadores. Confira aqui.

Próximo capítulos

Assim como todos os festivais do mundo, o Fusion não realiza uma nova edição desde 2019, mas para se atualizar, clique aqui.