Não é novidade que a diversidade da fauna presente na floresta amazônica inspira muitos artistas, não só no Brasil, mas também pelo mundo. E foi de lá que RUSKAR trouxe a essência musical do seu novo EP, Amazônia, assinado pela renomada label Sol Selectas, de Sabo.
Esse é um dos primeiros lançamentos de RUSKAR e, sem dúvidas, o mais importante até aqui, já que demonstra ao mercado seu novo direcionamento sonoro com foco no Afro House, contando com a aprovação de Sabo e outros artistas que já vem dando suporte às tracks, como DJ Glen, Eli Iwasa e Robbie Akbal.
Sobre seu processo criativo, ele conta que busca criar suas músicas sempre utilizando algum tema como base, por mais simples que ele seja. “Gosto de agregar sons orgânicos para que sejam mais ricos aos ouvidos de quem escuta, como exemplo percussões e instrumentos acústicos (triângulos, congas, atabaques, flauta, trombone, trompete, piano, violão turko, entre outros), mas não deixo de lado a essência da música eletrônica, que foi criada através de máquinas, e agrego sons gerados por sintetizadores também”.
Nessa mistura entre o natural e o sintético, ele adiciona o tempero do Afro House para dar vida a uma sonoridade que tenha presença da ancestralidade, de diferentes culturas e, claro, de muita energia. Amazônia e Resistência, as duas faixas presentes neste EP, trazem tanto sons gravados nas ruas de São Paulo pelo próprio artista, como também samples da selva amazônica. “Essa ainda é uma busca recente pra mim, então estou lapidando e me encontrando nesse caminho”, afirma.
Ouça abaixo o resultado final: