foto @yasi - Madeon via Twitter

Luz, câmera e ação! O espetáculo audiovisual de Madeon

Digno de Oscar, Grammy, Emmy ou seja lá quais forem outras grandes premiações do universo audiovisual: o prêmio pode ser dado a Hugo Pierre Leclercq, mais conhecido pelo nome artístico Madeon, quando se apresenta no formato Live, carregando o nome de seu último álbum: Good Faith Forever Live.

Unindo luzes, sombras, cores e músicas, Madeon criou um espetáculo único, juntamente com seu time de arquitetos: Shinichiro Fujita, OSEAN, Mollie Tarlow e Mike Kluge. Ao longo de uma hora, que se parece com curtos minutos, a equipe dá vida aos próprios sonhos, o show não é apenas um live set de Madeon, é uma obra completa de autoria de um grupo de profissionais criativos e engenhosos. 

Tarlow, artista visual da equipe, afirma que não existem limitações para eles quando estão juntos, Madeon é como o capitão de um grande barco onde eles viajam através dos horizontes da imaginação, mas que cada pessoa tem uma participação fundamental e ninguém pode chegar lá a menos que todos estejam presentes.

Enquanto a maioria dos artistas apenas decide terceirizar o trabalho visual, tendo pouca ou quase nenhuma participação, Hugo viu ali uma oportunidade de inovar e mostrar que sua arte vai muito além do que se pode ser mostrado através da música. 

Durante o espetáculo, o objeto central é a silhueta de Madeon, por meio da qual narra uma história através de um jogo de sombras, explorando os espaços negativos das projeções nos telões. E com uma sincronia exemplar, a silhueta interage com os elementos, incluindo até mesmo uma plataforma elevatória, que torna o show ainda mais imersivo. 

foto @yasi – Madeon via Twitter

Desde o início, Madeon sonhava com a silhueta sendo o objeto central do show, porém ainda não sabia como. E então, comprou um boneco Ken, montou esboços dos visuais e começou a brincar com as sombras em frente a uma televisão. 

Hugo diz que a produção é muito mais um avanço criativo do que tecnológico, a equipe não busca utilizar ferramentas mirabolantes que custam milhares de dólares, mas sim testar os limites da imaginação e conseguir representar isso em forma de imagem. 

E fascinado pela imagem do corpo humano, Leclercq trabalha com o tema através da escuridão, sombras em frente a fundos mirabolantes, buscando sempre a sincronia entre os elementos do show e utilizando disso para esconder também a plataforma que o sustenta a quase 5 metros de altura. 

 foto @yasi – Madeon via Twitter

Ainda dentro do tema imagem humana, Madeon explora a clonagem, seja através de cópias dele mesmo, ou com a criação de seres grandiosos que se relacionam com ele ao longo da apresentação. 

foto @yasi – Madeon via Twitter

foto @ronnnieloyd – Madeon via Twitter

foto @yasi – Madeon via Twitter

O envolvimento de Leclercq na produção inovadora de “Good Faith Forever” vai muito além dos limites de sua concepção, que ele diz ter começado em 2015. Viu o show como uma oportunidade para aprimorar suas habilidades em conceitualização visual, design gráfico, animação e até mesmo criação de fontes, e assim criou os primeiros esboços que deram vida ao show. 

OS LIMITES DA CRIAÇÃO ARTÍSTICA 

Madeon, juntamente com sua equipe de arquitetos, exploram até a última das cerca de um milhão de cores visíveis ao olho humano, trazendo ao espetáculo representações visuais de sonhos, memórias abstratas, religiões, crenças e motivações. 

E é isso que torna a apresentação diferente de qualquer outra, mostrando que é possível inovar e que não existem barreiras para a criatividade quando se ama o que se faz. Cada pessoa que assiste ao show tem algo a aprender em meio a inúmeras subjetividades, e é isso que gera beleza ao show.

Por se tratar de transcrições físicas de um coletivo imaginário, fica óbvio que nada seria óbvio. As entrelinhas estão lá, projetadas pela mente de Hugo e sua equipe, feitas para que cada um que assista as interprete de acordo com seus próprios sonhos e imaginação. 

Se por um acaso você tiver a oportunidade de presenciar este espetáculo, não perca. Nós tivemos o prazer e o privilégio de presenciar tudo isso na edição de 2022 do Ultra Miami e garantimos para vocês: a beleza nos detalhes fará qualquer alma se emocionar, mesmo que não conheça a fundo o artista e suas músicas.

Veja aqui trechos de alguns shows para sentir um pouco do que é viver essa experiência única: