marketing para djs

Marketing para DJs: saiba o que fazer para ampliar o seu alcance no meio digital

Não existe nenhuma ferramenta de comunicação mais incrível que a internet. Principalmente no meio artístico em que você pode criar e compartilhar coisas sem precisar desembolsar muita grana e, se for criativo, pode emplacar alguns virais por aí e garantir aquela mídia espontânea para o seu projeto.

Mas você já parou para pensar se está investindo seu tempo e seus esforços no meio certo? Já parou para traçar como quer comunicar as suas músicas? E os seus próximos shows, você tem dado o devido destaque a isto?

Antes de pensarmos nas infinitas possibilidades de criação de conteúdo que o meio digital nos oferece, é preciso dar um passo para trás e pensar no planejamento estratégico. Pensar nas suas metas e objetivos! É preciso levar em consideração o que deve ser feito para chegar lá. 

Pensando nisso, listei aqui alguns tipos de possíveis metas e objetivos para impactar diretamente na carreira de um DJ:

  • Engajar o público;
  • Receber suporte de outros DJs e mídia especializada;
  • Gerar mais ouvintes em algum serviço de Stream;
  • Aumentar os seguidores em determinada rede social;

Com estes pontos bem definidos, é possível pensar em quais ferramentas de marketing serão utilizadas para que o objetivo seja atingido! Leia abaixo:

Faça a sua audiência se sentir especial

Vamos supor que seu amigo diga um elogio a você. Logo em seguida você se sentirá influenciado a fazer o mesmo, não é? E isso é mais comum do que você pode imaginar, pois as pessoas tendem a responder de maneira amigável à comportamentos simpáticos.  

Mas o que isso tem a ver com aumentar o engajamento do seu público? O simples ato de fazerem se sentirem especiais com ações inesperadas de gentileza para que gere mais conversas! Pare e pense nas ações que isso pode gerar de forma recíproca a você, caso você faça algo realmente agradável para quem te acompanha? Mais likes, mais comentários, mais interações aos seus stories e por aí vai!

Mas isso não se trata apenas de bonificar alguém com algo material. O simples ato de compartilhar o conteúdo que os seus fãs fazem sobre você, de maneira consistente e com as devidas menções marcando eles nos stories, compartilhamentos e tweets, é sempre muito bem-vindo.

Considere também adicionar um comentário personalizado em suas respostas, pois nesse universo robotizado, cada detalhe pessoal faz a diferença.

Crie uma rede de relacionamento com o meio 

Não é sobre apenas ter um monte de gente no seu Facebook, é sobre manter um relacionamento com outros DJs, jornalistas, produtores e outros profissionais da cena eletrônica. 

“Ah mas isso não funciona.” “Sou tímido, como vou abordar essa pessoa que adicionei e nunca conversei?” Ok, vou te ajudar com isso também! 

Que tal ao adicionar um profissional da área, você enviar uma mensagem no chat se identificando de uma maneira amigável? Exemplo: “Oi, tudo bom? Vi o seu perfil e achei muito interessante… sou DJ e produtor, estou começando agora na cena. Fiz um set bem legal e se você tiver procurando ouvir algumas músicas diferentes, ele é a pedida certa!”

Se a pessoa responder, continue a conversa de forma saudável e profissional, mostre seu trabalho e crie oportunidades, mas não seja insistente! Troque likes e esteja sempre presente. Rede social não é só compartilhamento de memes. Use-a com sabedoria e conquiste parceiros estratégicos!

Não esqueça de manter conversas com outros DJs, pois isso é algo vital! Envie suas tracks, peça feedbacks e quem sabe não combine até uma collab? 

Mas o mais importante disso tudo, não é só gerar conversas por gerar e sim, para criar um relacionamento sólido com pessoas que podem ampliar seu alcance. Mas como? Tenho algumas dicas! 

  • Peça o e-mail de cada um desses profissionais, para criar uma lista exclusiva para comunicar seus lançamentos;
  • Crie um grupo no WhatsApp para trocar conteúdo sobre dicas de produção com os DJs;
  • Convide-os pessoalmente para que eles possam te ver em ação;

Simples de fazer, é gratuito, e pode te render bons frutos!

Aproveite sua rede pessoal

Ainda com a premissa de que rede social não serve apenas para entretenimento, use e abuse da presença de amigos, parentes, vizinhos e conhecidos como top fãs!

Supondo que dez destas pessoas de seu círculo próximo o ajudem, compartilhando publicações sobre suas músicas em seus perfis pessoais no Facebook ou nos Stories, por exemplo, levando em conta que pelo menos entre 20 e 100 pessoas vão ver a postagem do top fã, seu alcance pode chegar a 500 ou 1.000 usuários em um “toque de mágica”.

Resumindo, sua rede pessoal de pessoas mais próximas pode conectar você como DJ a uma segunda rede, que pode levar seu conteúdo a uma terceira rede, e por aí vai… Por isso, é importante pensar bem no que vai postar no Facebook, no Instagram, no Twitter assim por diante.

Invista em Mídia

Como não é segredo pra ninguém, os algoritmos das redes sociais nem sempre mostram tudo que é publicado para todos aqueles que estão conectados uns com os outros. Mas o que muita gente não sabe, é como e o que realmente vale a pena deve ser anunciado. Certo?

Mas levando em conta que no seu planejamento estratégico você elencou que ter mais seguidores e mais plays em suas músicas é um objetivo, aqui vai um direcionamento para o que deve ser impulsionado:

Separe uma verba mensal mínima de R$300,00 e pense no seguinte: “se eu moro em Fortaleza, possivelmente, é aqui onde terei mais oportunidades de tocar, sendo assim, melhor mostrar a minha música a quem terá uma oportunidade de me ver em ação.” Ou seja, quando a verba é baixa, aposte na estratégia de atingir um público menor, de preferência que tenha chance de ter algum contato futuro com uma apresentação sua. 

Outro fator a ser considerado é que essa verba não é para apenas uma publicação, e sim umas quatro. Mas por quê?

Assim, você poderá ter a chance de alcançar mais gente que possa ter ouvido falar no seu trabalho ou até mesmo presenciado alguma de suas apresentações!

O ambiente online é um brilhante canal de marketing para ampliar o alcance da sua marca como DJ, mas lembre-se que a sua mensagem precisa se destacar em meio à imensa quantidade de informação que é compartilhada nele durante cada segundo. 

Aos poucos, você conquistará mais audiência, o que fará com que o seu nome fique mais conhecido na cena eletrônica. Mas tenha sempre em mente que os resultados, assim como o sucesso do seu negócio como DJ, não vêm do dia para a noite. É preciso dedicação e profissionais certos para te auxiliar!

CEO | Marketing