Marketing-para-DJs-O-que-fazer-quando-uma-publicação-sua-viralizar-

Marketing para DJs: O que fazer quando uma publicação sua viralizar?

Olá meus caros e minhas caras, como estão? Espero que todos estejam bem. 

Muita gente já percebeu que a distribuição orgânica das redes sociais não é mais a mesma de uns tempos atrás, ou seja, quando você posta alguma coisa, o tal do algoritmo não entrega seu conteúdo para tantas pessoas quanto entregava antigamente. Exatamente por esse motivo que a “viralização” é algo tão desejado entre nós produtores de conteúdo que fazemos nossa divulgação através do Instagram, Facebook, Youtube etc. 

Apesar de ser algo um pouco difícil de prever, muita gente se pergunta como viralizar algo, mas pouca gente tem uma estratégia para o que fazer depois que algo viraliza. Bom, a ideia desse texto é justamente te trazer insights do que você pode fazer quando alguma publicação sua viralizar. Vamos lá? 

A primeira coisa a fazer, sem sombra de dúvidas, é agradecer, seja por stories, IGTV, outro post no feed, reels ou onde mais você quiser. Exemplo:

“Galera, muito obrigado por quem está compartilhando a música que está indo super bem, ou o post que está engajando etc…” 

Quando você agradece, você ativa um gatilho mental muito importante chamado prova social. A prova social funciona mais ou menos da seguinte maneira: Imagine que você está em uma cidade onde você não conhece nada nem ninguém e você está com fome pois é hora do almoço. 

Você olha na praça que você está e existem dois restaurantes abertos, um completamente vazio e outro bem ocupado com poucas mesas vagas. Qual dos dois restaurantes você escolhe para comer? Provavelmente você escolheu o mais cheio né? Se ninguém vai no que está vazio é porque ele provavelmente não é bom…

A prova social funciona exatamente assim, quando você agradece o grande número de pessoas compartilhando e interagindo com algo seu, você está mostrando que o social aprovou o que você fez e, quem ainda não ouviu ou interagiu com o post, vai ficar curioso para ver o que está dando tanto burburinho. É completamente diferente do que tentar convencer e insistir para que alguém vá ouvir sua música (até porque isso é muito chato). 

A segunda coisa mais importante é multiplicar e impulsionar o resultado da publicação que viralizou. E como fazer isso? Com algum patrocínio, nem que seja com um orçamento bem baixo, mas impulsione a publicação. Se as coisas já começaram a pegar fogo, é hora de jogar gasolina e criar um incêndio. 

Uma dica: dependendo do tipo de publicação e o seu objetivo, inclua algum link externo. As pessoas vão curtir essa publicação viralizada e ter interesse de conhecer mais, indo para o seu Spotify ou SoundCloud ou outro link que você anexou à publicação e direcionou o tráfego.

Você também pode direcionar essa publicação para um público específico ou uma região específica e convidar para conhecer mais do seu conteúdo a partir do link. Compartilhar uma publicação que já foi validada e já deu certo organicamente vai acelerar os seus resultados com um investimento bem mais baixo do que uma publicação que ainda não deu tão certo assim. 

Espero que vocês tenham gostado das dicas, 

Um abraço a todos e até breve, 

Diogo O’Band.