Dois artistas com culturas diferentes, um paranaense e o outro baiano, mergulharam no universo musical de maneira despretensiosa e hoje colhem frutos dessa aventura. O que começou como uma diversão, se tornou algo sério, alcançando uma grande gravadora e conquistando a atenção de astros como o trio Keinemusik. Essa é a história inusitada de Édel e Zani, que nesta sexta-feira, 02, entregam oficialmente ao mundo o seu remix de “YAWA (Man on a Mission)”, via Disposable Records. Ouça aqui!
“YAWA”, um afropop com quase 16 milhões de plays apenas no YouTube, foi lançado oficialmente pelo cantor e compositor nigeriano Fireboy DML em junho de 2023, pela Empire. Agora, através das mãos da dupla brasileira, o som encontra diretamente as pistas de dança, em uma vibe afro house.
A composição girou principalmente em torno do vocal. Pegamos as notas do baixo da música original e colocamos em um sintetizador com a ideia de deixar o grave bem potente. Com essa base pronta, escrevemos a progressão de piano”, contam os DJs.
Os timbres são uma mescla de sons acústicos e sintetizados. De um lado, temos sons bem orgânicos, como o piano e percussões, mas também incluímos timbres mais eletrônicos, como o synth bass, pads e alguns arpeggios. Optamos por uma construção bem progressiva, e depois juntando tudo no break e drop final”, complementam.
Segundo os artistas, o processo de lançamento aconteceu em uma velocidade fora do comum. A Disposable, que pertence ao mesmo grupo da Empire e vem dando oportunidades a artistas menores para remixarem faixas de nomes globais, foi bastante pragmática.
A gravadora nos respondeu praticamente um dia após o suporte do Keinemusik, e entregou o contrato, já com a autorização do vocal, em apenas duas semanas, estabelecendo a data de lançamento pouco tempo depois. No total, todo o processo levou cerca de um mês. Isso é notável, pois, quando se trata de grandes artistas e gravadoras, esse processo pode levar de seis meses a mais de um ano”, declaram Édel e Zani.
Além do Keinemusik, VXSION, Pablo Fierro e Moojo são outras referências que têm tocado o remix dos garotos.
Natural de Jacobina, Bahia, Édel Lucas Brito Barbosa tem apenas 20 anos de idade, e começou a produzir suas próprias músicas no início da pandemia. Sua primeira apresentação aconteceu em 2022, no Club Tulum, em São Paulo, e desde então, o artista vem numa crescente. Fortemente influenciado pela música regional da própria terra — além de nomes como Bonobo, &ME e Laolu —, o jovem tem lançamento a caminho em uma das maiores gravadoras de música eletrônica da América Latina
Zani, 23, é o projeto de Gabriel Zaneti Vasconcellos, DJ nascido, criado e estabelecido em Londrina, no Paraná. Com menos de um ano como profissional da música, ele já chamou a atenção de cara em seu primeiro lançamento oficial: um remix para o hino do afro house “Ode Ireti”, de &friends — a faixa, que saiu em coletânea da gravadora Hidden Hands, possui aproximadamente 20 mil plays nas plataformas.
Mais sobre Edel
Édel é um artista da Bahia que começou a produzir suas próprias músicas no início da pandemia. Sua primeira apresentação aconteceu em 2022, no Club Tulum, em São Paulo, marcando o início de sua trajetória na discotecagem.
Influenciado pelas tradições culturais do seu estado, Édel atualmente explora estilos de música eletrônica que incorporam elementos rítmicos e instrumentais. Seu trabalho já
foi reconhecido e apoiado ao redor do mundo, recebendo suporte de nomes importantes como Keinemusik, Pablo Fierro, Kasango, Moojo, entre outros.
Mais sobre Zani
Diretamente de Londrina, em pouco mais de um ano como produtor, Zani vem acumulando uma trajetória exponencial. Desde o seu primeiro lançamento oficial em dezembro de 2023, suas músicas vêm ganhando as pistas ao redor do mundo.
Com seu estilo único, que combina harmonias profundas com grooves orgânicos e cativantes, o artista tem recebido suporte de grandes nomes, como &ME, Pablo Fierro, &friends, entre outros.
Além das produções, o artista também vem ganhando notoriedade com suas apresentações recentes pela região, entregando pistas para referências nacionais como Maz e Kiko Franco.