Mas o que torna os filmes Matrix tão icônicos na cultura americana? É o enredo único? As balas tortas, as roupas dos personagens ou os efeitos especiais de derreter a mente? É tudo isso e muito mais, mas um aspecto inquestionável nesses elementos é a música.
Vendo a franquia ao longo de sua história de 20 anos, esses filmes são indiscutivelmente alguns dos grupos de trabalho mais influentes do século 21. Os três filmes até agora (sem incluir este último lançamento) arrecadaram mais de US $3 bilhões em bilheteria, vendas de entretenimento doméstico, videogames, vendas de álbum de trilha sonora, merchandising e muito mais.
Este compromisso com a música inovadora permaneceu firme em “Ressurections”. Lançado em conjunto com o filme “The Matrix Resurrections (trilha sonora do filme original)”, que apresenta não apenas as composições dos compositores indicados ao Globo de Ouro Johnny Klimek e Tom Tykwer, mas também 11 remixes dos influentes produtores de música eletrônica como Marcel Dettmann e Thomas Fehlmann, entre muitos outros. A trilha sonora dá vida a um trabalho único que une perfeitamente as raízes da orquestra e da Dance Music.
O site EDM.com conversou com Klimek e Tykwer, compositores musicais, para discutir o processo de desenvolvimento da trilha sonora de Matrix Resurrections e explorar por que a fusão da música clássica e eletrônica foi um componente vital para a narrativa do filme.
Fiquei maravilhado com o primeiro filme e fui inspirado por sua trilha sonora. Achei que todos os envolvidos com Matrix acreditavam que havia um futuro na combinação de música eletrônica com trilhas sonoras orquestradas tradicionais. A trilha para mim foi um clássico instantâneo. Era algo que eu sabia que queria trabalhar em algum momento da minha carreira”, diz Tykwer.
Ao contrário de outras franquias de filmes, que têm canções icônicas, a franquia Matrix, como Tykwer descreve, é única devido às maneiras como suas parcelas ultrapassam os limites da experimentação sônica. Klimek enfatizou que esses “sons únicos” impulsionam a trilha sonora de cada filme e trazem uma camada incomparável de energia.
Para alcançar seu próprio estilo de “sons Matrix”, os compositores trabalharam juntos para dar vida a um banco de sons pré-gravados, que eventualmente foram integrados à trilha de Resurrections. Esses sons compreendiam os elementos de marca sonora totalmente singulares que Klimek e Tykwer sabiam que eram a chave para uma trilha sonora inesquecível.
Composições orquestrais como um estilo de música eletrônica
Para entrelaçar os elementos da música clássica com a EDM, Klimek e Tykwer trataram a orquestra como um subgênero desta última, aproximando o processo de gravação como o de um DJ. Eles, frente a frente, gravaram cada músico da orquestra individualmente para facilitar um maior controle e flexibilidade na manipulação de cada instrumento.
Nas sessões no Abbey Road Studio, gravamos tudo separadamente. Isso incluía as cordas, ‘pads’ e quaisquer temas subjacentes não apenas aos instrumentos de cordas, mas também aos instrumentos de sopro e metais. Em última análise, a forma como tratamos o processo de gravação foi por meio de lentes de produção de música eletrônica, trazendo os dois gêneros musicais mais próximos do que nunca”, explica Klimek.
O background no EDM de Lana Wachowski amarrou os efeitos e a trilha sonora juntos.
Um dos pilares da trilha sonora sublime foi o apoio da lendária escritora e diretora Lana Wachowski, que há muito abraçou o papel da EDM em Matrix. No entanto, muitos podem não saber que sua formação em dance music vai além do filme.
Wachowski está fortemente envolvida na comunidade EDM, a ponto de ocasionalmente ela mesma ser DJ. Seu profundo apreço pela arte da dance music eletrônica teve um grande impacto na maneira como Klimek e Tykwer abordaram sua relação de trabalho com o lendário diretor.
Lana é extremamente conectada no mundo da Dance Music. Ela ocupa um lugar importante na cena da dance music, a ponto dos muitos DJs que participaram da trilha sonora do filme, serem todos amigos dela. Não é demais dizer que a franquia Matrix causou impacto nesse gênero em geral.” diz Tykwer
Tykwer diz que durante o processo de composição do filme, tanto os compositores quanto Wachowski trabalharam quase exclusivamente no software Logic X da Apple. De acordo com Tykwer, a estrutura de grade do Logic “convidou [Wachowski] a pensar na composição em um tema mais dançante”, alquimizando ainda mais a orquestra e a EDM no produto final.
Lana se preocupa profundamente com a música a ponto de passar meses conosco apenas trabalhando na sonoridade de Matrix Resurrections. Ela foi uma verdadeira parceira conosco e foi uma força motriz para levar esta trilha a novos patamares, não apenas para os fãs do Matrix, mas para a cultura da Dance Music”, acrescenta Klimek.
Matéria originalmente publicada aqui.