O que aconteceu com a Privilege Ibiza? A história de declínio do maior clube de música eletrônica do mundo

Privilege Ibiza, o maior clube de música eletrônica do mundo, se tornou uma marca global, e uma das mais representativas da indústria fonográfica.

Fosse através de seu tamanho físico, capaz de abrigar 12.000 pessoas, ou de suas festas itinerantes, que circulam o mundo.

A história do clube, que hoje está permanentemente fechado, foi marcado por um decepcionante declínio, que gerou diversas especulações.

A Privilege começou a enfrentar problemas judiciais em 2018, ao ter sua estrutura ilegalmente expandida, o que fez com que o clube abrisse as portas de modo precário em 2019.

Durante os anos nos quais ficou fechado por conta da pandemia, o clube foi abandonado, chegando a um estado de ruína devido à falta de manutenção.

Desde 1995, José María Etxaniz foi proprietário majoritário da Privilege Ibiza. Em 2018, ele entrou em disputa legal contra o GEM, Grupo Empresas Matutes, alegando concorrência desleal e violação de regulamentações.

Contextualizando: a GEM é uma influente empresa familiar Espanhola, dona de outras empresas como Palladium Hotel Group, do qual Ushuaïa Ibiza Beach Hotel e Hard Rock Hotel Ibiza fazem parte, e também a Bahía de San Antonio, empresa que deu início à disputa legal ao tentar adquirir a parte de José na Privilege Ibiza.

Em suas declarações, Etxaniz afirmou que espaços como o Ushuaïa Beach Hotel não seguiam as regulamentações corretas de club, atuando como hotel, e ganhando assim, mais flexibilidade.

No entanto, em 2022, o Palladium Hotel Group conseguiu provar suas atividades hoteleiras como as principais, e as musicais como secundárias, mesmo levando alguns dos maiores nomes do mundo para se apresentarem aos seus hóspedes.

Assim, nesse mesmo ano, a empresa Bahía de San Antonio adquiriu propriedade majoritária do Privilege Ibiza. Desse modo a GEM se tornou dona dos principais clubes de música eletrônica de Ibiza, de Hï Ibiza, Ushuaïa, e mais recentemente, Privillege.

E quanto à pergunta sobre o retorno do clube, a resposta não parece tão otimista. Ao que tudo indica, o gigante teve, de fato, um fim. E se for pra retornar, não será tão cedo, sendo que a estrutura abandonada continua igual.

Confira abaixo as cenas atuais do club: