Com batidas fortes e expressivas, o Techno ganha cada vez mais espaço na cena dance mainstream. Enquanto uns criticam essa comercialização, outros apoiam esse crescimento. É um techno mais enérgico, apelidado de “Peak Time”.
O QUE É “TECHNO PEAK TIME”?
O nome “Peak Time” se origina do fato de ser um som bastante enérgico, feito para ser tocado nos horários de pico dentro de um line up. É um techno de arena, que funciona muito bem nos grandes festivais de dance music.
O Peak Time representa a sonoridade do Techno mais comercial e acessível do universo do gênero. Juntamente com o melódico, está muito em voga recentemente.
Se você quer entender o Peak Time de uma forma mais direta, pode chamá-lo de “Business Techno”, que é o Techno comercializável.
Pode-se dizer que a maioria dos artistas mais populares do universo Techno costumam tocar/produzir a sonoridade Peak Time.
CARACTERÍSTICAS / SONORIDADES
A sonoridade Peak Time costuma ser animada, upbeat e dinâmica. Tem uma estrutura de break, build e drop mais comercial. As tracks têm breaks marcantes que se desenvolvem até o drop, que é o momento auge da música.
Normalmente, o Peak Time tem entre 128 a 132 BPM. A melodia é bastante presente e fácil de assimilar, e algumas tracks exploram um silêncio pré-drop característico de sonoridades mais “big room”.
No geral, a dica para reconhecer a sonoridade Peak Time é perceber se a track é enérgica, “bate-estaca” e tem uma pegada mais comercial.
COMO O PEAK TIME SE POPULARIZOU?
Com a “morte” do Big Room, lá no final de 2016, abriu-se espaço para novas sonoridades na cena mainstream.
Seguem Adam Beyer e sua label Drumcode, trazendo esse Techno mainstream, que caiu nos gostos de um público que gostava de Big Room, mas que agora amadureceu e procura por novas sonoridades.
O Peak Time cumpre essa função, de ser a porta de entrada do universo Techno. Uma música que é ícone desse movimento é a “Your Mind”, lançada em 2018, e que marcou presença nos sets de DJs mais comerciais.
Nos anos que se seguiram, o Techno começou a invadir o mainstage de grandes festivais, como o Tomorrowland. Nomes como Charlotte de Witte, Solomun e Amelie Lens marcaram presença no palco principal do festival nessa época.
Um acontecimento recente que também simboliza essa história toda é a parceria que a Charlotte fez com a Fórmula 1, que rendeu um EP de tracks e um set gravado na pista de um autódromo.
ALGUNS ARTISTAS DE PEAK TIME
ASY*S
ADAM BEYER
ALAN FITZPATRICK
ALEX STEIN
AMELIE LENS
ANNA
BART SKILLS
CHARLOTTE DE WITTE
COSMIC BOYS
DEBORAH DE LUCA
EGBERT
HI-LO
JAY LUMEN
JOYHAUSER
KAI TRACID
LAYTON GIORDANI
PAN-POT
RAMON TAPIA
REBUKE
REINIER ZONNEVELD
RON COSTA
SPACE 92
SPARTAQUE
T78
THE YELLOWHEADS
THOMAS SCHUMACHER
UMEK
VICTOR RUIZ
WEHBBA
ALGUMAS LABELS DE PEAK TIME
1605
AUTEKTONE RECORDS
CODEX RECORDINGS
DRUMCODE
FE CHROME
FILTH ON ACID
IAMT
KNTXT
LEGEND
OCTOPUS RECORDS
PERFEKT GROOVE RECORDINGS
RELIEF RECORDS
SAY WHAT? RECORDINGS
SET ABOUT
TERMINAL M
TRONIC
WE ARE THE BRAVE