Pesquisa realizada com 1.500 DJs mostra que 66% deles tiveram Burnout ao menos uma vez

A descoberta veio após estudo feito pelo Pirate Studios e revelou o transtorno em mais da metade dos testados

Conhecido como “um estado de exaustão física e emocional”, que ocorre “quando você experimenta um estresse de longo prazo”, o Burnout parece ser algo comum entre DJs.

Quando solicitados a descrever a sensação de esgotamento, alguns participantes da pesquisa compararam a sensação da doença a estar histérico ou oprimido, enquanto outros descreveram se sentir mal-humorado ou com a síndrome de impostor.

O principal motivo listado para o esgotamento dos participantes foi a pressão financeira, com 85% dos entrevistados descrevendo trabalhar em tempo integral ou parcial em outros setores enquanto tentava “ganhar” nas artes. Uma pessoa que respondeu à pesquisa disse que fez 62 shows em um ano, além de trabalhar em um emprego de tempo integral, enquanto outro entrevistado anônimo disse:

Eu tive que estar em cerca de 8 bandas para fazer as coisas funcionarem, o que foi um pesadelo para gerenciar logisticamente.”

Em outra parte da pesquisa, 72% dos artistas disseram que gastaram mais dinheiro em sua prática criativa do que ganham. NAINA, que dirige o selo Hooversound com SHERELLE, e é DJ, falou com Pirate sobre sua recente experiência de esgotamento, dizendo:

É difícil quando você se torna autônomo, você pode se envolver em tantos projetos que se esquece de tomar para si um intervalo”.

Recentemente, comprei meu primeiro apartamento, o que é meu objetivo há algum tempo, mas a pressão que coloquei sobre mim mesmo fez com que eu mal tivesse tirado uma folga. Minha mentalidade era louca. Acho que você precisa passar por um esgotamento para evitar que aconteça novamente. Você descobre seus limites e reconhece a importância de fazer pausas.”

Ela relaciona vários métodos de autocuidado, como desenhar, fazer exercícios e ter uma boa noite de sono, como formas de evitar o esgotamento. E evidencia que o transtorno é corriqueiro na vida de todos, que é natural passar por isso e que exige cuidado, carinho e respeito pela saúde. Se você ainda não parou para olhar pra esse problema, comece imediatamente.