entrevista DEC90 foto por Emerson Pereira web
Na foto: DEC90 foto por Emerson Pereira

Processo criativo durante o isolamento social: como manter o flow e não cansar do estúdio? Duo DEC90 comenta!

A pandemia foi como um soco no estômago para a classe artística. Tirou o fôlego de muitos, fez muita gente ficar sem rumo e, sem pedir licença, roubou a motivação de boa parte dos artistas que foram obrigatoriamente afastados de seu playground favorito: os palcos e as pistas. 

Mas quem lida com arte e criatividade sabe que baixar a cabeça não é uma opção, é preciso sempre fazer mais, encontrar soluções e enxergar o lado positivo da situação. Por isso, se você tem se sentido desmotivado e não tem mantido uma consistência no seu trabalho (principalmente o de estúdio), te convidamos a ler essa entrevista com o DEC90.

O duo gaúcho é formado por Ana Ballardin e Leonardo Griebler, um casal que compartilha o amor pela música, pela produção e pela arte do live act. Apesar do projeto ter apenas pouco mais de um ano, Ana e Lele tratam o DEC90 como um amor antigo e se dedicam diariamente ao trabalho musical.

Neste bate-papo, convidamos os dois para uma espécie de brainstorming buscando conseguir respostas para a pergunta do título: como manter o flow e não cansar do estúdio? O resultado você confere abaixo:

O que vocês fazem para se manter inspirados e continuar criando?

DEC90: O prazer em produzir, tocar e se conectar são a motivação diária principal de quem ama música. Muitos momentos de experimento e criação que resultam nas tracks e maneiras de tocar nosso live act vem de insights desses momentos. Além do lado artístico, neste período de distanciamento social que não temos conexão direta com o público (o grande incentivador), buscamos manter contato com aqueles que têm os mesmos ideais, acreditam e veem o lado positivo das mudanças, isso faz toda a diferença para a motivação e persistência em levar a carreira adiante.   

Que tipos de conteúdos vocês consomem que ajudam na criatividade?

DEC90: Todo tipo de conteúdo do dia a dia se tido com atenção, traz ideias e aprendizado. Reparar na trilha sonora de bons filmes, por exemplo, te dá clareza de como os sons trazem sensações, ou então, qualquer música tocando em uma rádio sendo analisada com mais atenção, arranjos, mixagem… tudo pode ser uma ótima referência do que se fazer ou do que não se deve fazer.

Buscar conhecer novos artistas, pesquisar estilos que vocês não estão acostumados… isso pode ser uma forma de estimular a criatividade?

DEC90: Com certeza. Mas além da pesquisa, tenha abertura. Se você não tem abertura para o novo, é como um copo de cabeça pra baixo que não consegue armazenar a água servida, então você passa pela experiência e não absorve nada. Ouça música de qualidade como referência, independente de estilo, ela terá “vida”. 

Um Blues, uma música clássica, um House ou um Techno raw, se bem construídos, vão passear entre dinâmicas baixas e altas, repetições e variações de uma ideia rítmica ou melódica e, principalmente, trazem uma mensagem e uma experiência. Repare nesses “detalhes” em tudo que ouve e essa ideia estará fomada e preparada para o uso na hora de criar a tua track.

Local de trabalho: importante mantê-lo organizado? Cuidar do estúdio? Precisa ser um lugar confortável para se estar?

DEC90: Sem dúvidas. Estar se sentindo bem, confortável e com as ferramentas na mão é importantíssimo para o workflow. Passamos por várias mudanças no nosso home studio (até alteramos a peça da casa) até achar o ponto mais confortável. 

O lugar é o melhor da casa mesmo, o clima é aconchegante, o pôr do sol é lindo e pode se ver olhando para o lado sentado na mesa de trabalho. Nossos pets confirmam passando o dia juntos deitados nos equipamentos curtindo o solzinho.

https://www.instagram.com/tv/CCKGM0qj7dq/

Equilíbrio: vocês preferem horas imersas no estúdio ou preferem dividir com outras tarefas?

DEC90: Com certeza são nos momentos de imersão que temos a maior conexão e melhores resultados, porém, nosso dia a dia é super corrido, temos vários projetos na ativa que precisam de dedicação, o que nos faz normalmente estar arrumando tempo na correria para cumprir as datas de lançamentos do DEC90, isso é ótimo que nos mantém na ativa. Mas sempre ficamos super felizes com feriados e finais de semana para termos uma maior imersão sem preocupação com horários, o que dá mais liberdade para a criatividade.

É normal que produtores fiquem “travados” em algum momento do processo. O que vocês acham sobre revisitar projetos antigos de tempos em tempos? Insistir em coisas (produções) que um dia você já acreditou que dariam certo?

DEC90: Projetos travados, são como energia travada, precisa fluir. A melhor decisão com projetos antigos é trabalhar com filtragem e desapego. Rever, excluir o que não tem potencial e alinhar metas para a finalização do que pode ser reutilizado. Se a track não está fluindo, provavelmente pode conter erros de criação. Se já investiu muito tempo em um projeto e não ficou satisfeito, desapegue (pra valer) e inicie outros.

Em momentos difíceis, de falta de criatividade, qual deve ser o pensamento? Comprometimento consigo mesmo? Persistência?

DEC90: Ter metas com datas previstas é a melhor maneira de não entrar em estados ociosos quando a questão é finalizar uma track, agora, no DEC90, recriamos algumas tracks que curtimos para tocar abertas em nosso live act, percebemos que esse momento é sempre inspirador e de muito aprendizado. Domine seus equipamentos para ajudar na criatividade, então quando as ideias chegaram será rápido e preciso para consolidá-las.

CONTINUE CONECTADO COM O DEC90: YOUTUBE | INSTAGRAM

Por Marllon Eduardo Gauche