Prós e contras de criar a sua própria gravadora independente

Em primeiro lugar, tenha em mente que criar a sua própria label não vai te render rios de dinheiro e sucesso imediato. Isso tudo virá naturalmente, caso a sua música seja boa e conquiste o público. Tudo isso faz parte de uma progressão natural que reflete em quem você é e o que você faz.

Os prós de ter a sua própria gravadora independente são:

Liberdade criativa:

Nela, você vai poder lançar tudo aquilo que achar que está bom, e que vai ser bom pra você. Criando assim uma label que se assemelha muito com os seus sonhos, que se comporta de acordo com a sua necessidade.

Ainda dentro do fator liberdade, você conseguirá criar seu próprio ritmo de lançamento, na periodicidade que deseja, sem depender da agenda de uma grande gravadora.

Tudo será seu:

Se a sua música render bons frutos, você irá colher eles sozinho. Não terá que dividir com ninguém, além da distribuidora.

Os contras de ter a sua própria gravadora independente são:

Responsabilidades:

Antes de abrir sua própria label, entenda que este é um grande passo. Será como ter um bebê, já traz muita responsabilidade. Você terá que pensar em si mesmo e também nos outros, já que os seus artistas se tornarão parte do seu dia a dia e dependem da sua organização para o sucesso do lançamento.

Você precisará de uma equipe:

O fluxo de trabalho pode ser um pouco caótico caso você não tenha pessoas capacitadas para atuar na distribuição, jurídico, criação, marketing e planejamento. Isso requer um determinado personagem para tocar cada tarefa da gravadora. Logo, ter uma equipe te trará gastos.

Mais esforço de marketing:

Levando em conta que você está agindo de forma independente, custos como os de investimento em mídia paga nas redes sociais, inserção playlists pagas, ações de pré-save com brindes, challenges com influenciadores, publicações em revistas e blogs, sairão diretamente do seu bolso.

Quando esse processo é genuinamente natural, sua gravadora conseguirá sucesso por si só. Mas lembre-se de manter a constância no que for fazer e se comprometer com o seu propósito.

Agora, caso queira fazer seus lançamentos de forma independente, sem ser no formato de gravadora, os contras não se aplicam em sua maioria, tendo em vista que a rotina de lançamentos será focada em você!

Lembre-se que ao lançar uma música com uma gravadora já estabelecida no mercado, na maioria das vezes, você estará usando da expertise, conhecimento, networking e do valor dessa marca, para promover o seu som e o seu projeto. Diferente do lançamento independente que te onerará mais planejamento, custo e tempo!