Desde 2007, as noites de quinta-feira em Brasília nunca mais foram as mesmas. Nessa época, um grupo de sócios resolveu tirar a capital federal do eixo, criando o 5uinto, com a promessa de revolucionar o conceito de festas que eram feitas até então.
A ousadia chegou longe e rendeu frutos, após 15 anos, o 5uinto virou tradição na cidade e é sinônimo de qualidade e inovação.
Para entender as dimensões do evento, de lá pra cá, foram mais de 500 edições realizadas, apresentaram-se mais de 450 artistas, nacionais e internacionais incluindo DJs, lives e VJs, e milhares de pessoas passaram pela pista ao longo destes últimos anos.
Aliás, são as pessoas, os frequentadores, o motivo principal do 5uinto acontecer. Com uma trajetória gigante, o 5uinto também é conhecido por sua pluralidade musical, abraçando diversas vertentes dentro da música eletrônica.
Aos amantes da cena underground, as festas do coletivo sempre elevam os patamares a cada edição. Como diferencial, fazem questão de entregar a melhor experiência aos clubbers, garantindo qualidade do som e iluminação.
Colocando Brasília na rota de grandes eventos, vale recapitular os artistas que já se apresentaram por lá como: Solomun, Miss Kittin, Anna, Gui Boratto, Kolombo, Hot Since 82, Nina Kraviz, Seth Troxler e muito mais.
Outro ponto marcante na história do 5uinto, foi ter ido além da pista de dança.
A produção realizou concursos e projetos para capacitação de novos DJs na cidade, fomentando a cultura local e abrindo as portas para que os novos talentos tivessem a oportunidade de se apresentar em suas festas, criando novos momentos, novas memórias e novos encontros.
Quinze: O número da conquista – Especial de Aniversário Parte I, II e III
Bom, deu para perceber que não estamos falando de pouca coisa em relação ao 5uinto, seja pelo seu legado ou sua conexão com um público fiel. Portanto, celebrar o aniversário de 15 anos pedia uma comemoração a altura.
Assim, foram escolhidas três datas fortes que balançaram a capital federal nos meses de junho, julho e agosto com artistas nacionais e internacionais, entre novidades e talentos consagrados.
E o local perfeito para toda essa celebração foi o exclusivo espaço Externa, um ambiente inteiramente dedicado a eventos de alto nível e com porte para receber muito bem seus frequentadores. O clubinho ferveu e Brasília pulsou. Contamos abaixo como foram cada uma dessas datas especiais:
03/06 – PARTE I
Lineup: Rebolledo, Kika Deeke, Oblongui e Marat
Iniciando os trabalhos, a primeira parte da comemoração aconteceu em junho com um lineup que prometia desde o começo.
A escolha para a noite foi nada mais nada menos que Rebolledo, um baita artista e que além de ser DJ é também um designer de experiências marcando em cheio sua presença na festa.
Quem veio trazendo uma vibe boa foi Kika Deeke, brilhando com um set animado e potente. Dando o merecido destaque para os artistas locais, Oblongui, na ativa desde 91, foi um dos pioneiros da cena eletrônica na capital federal e se apresentou na primeira edição do 5uinto, ou seja, uma lenda.
Para completar a noite, teve ainda a presença do artista revelação Marat, que envolveu a todos com sua apresentação eclética indo do minimal até o trance.
23/07 – PARTE II
Line Up: Kolombo, Fran Bortolossi, Camila Jun e Slake Yourself
Para a parte 2.0 da comemoração de 15 anos, a produção do 5uinto chegou literalmente, sem massagem e com os dois pé na porta. Retornando à casa para mais uma passagem inesquecível, Kolombo já é uma tradição e nesta noite não foi diferente.
Carismático e querido pelo público, sua apresentação rendeu emoções para todos os lados.
Outro participante memorável dessa noite especial foi Fran Bortolossi, amigo e parceiro de longa data do evento, é um DJ experiente e soube muito bem como conduzir a pista ao delírio. E
como era de se esperar, valorizado o talento local, tiveram a estreia de Camila Jun e Slake Yourself, e ambos foram mais do que bem recebidos pelo público que estava muito entusiasmado naquela noite.
26/08 – PARTE III
Line Up: Fango, Chloé e Frontinn
Concluindo a tríade de comemorações, o 5uinto seguiu ouvindo os pedidos do público. Aterrissando pela primeira vez em Brasília, com exclusividade, o furacão italiano Fango, deixou todos embasbacados com seu talento e energia do começo ao fim do set — inclusive, os DJs residentes cederam espaço para que ele continuasse tocando até o amanhecer.
Além desse nonstop DJ, quem mais se apresentou e agitou o clubinho foram as talentosas Chloe Zambelli e Frontinn, completando com maestria esse evento épico.
Por isso, desejamos vida longa ao 5uinto e suas produções memoráveis. Uma festa que segue mais viva do que nunca, feita de história, amor e arte. Continue acompanhando o 5uinto pelo Instagram.
Por Sofister