Remakes – versões atualizadas que fizeram tanto sucesso quanto as originais

O termo remake, do inglês, refazer ou recriar, é um recurso utilizado com frequência no mundo da música para atualizar uma obra sem que ocorra a perda de elementos originais em sua concepção.

Na música eletrônica esse conceito sempre foi bastante comum, o que nos levou a listar cinco releituras de sucesso que se tornaram tão relevantes quanto suas versões de origem. Confira:

Dimitri Vegas & Like Mike, Tiësto, W&W feat. Dido – “Thank You (Not So Bad)”

Colaboração entre gigantes da música eletrônica, o remake para a faixa “Thank You”, da britânica Dido, foi tão bem sucedido, que a própria Dido resolveu regravar os vocais para a nova versão. 

Com um andamento em torno de 150 bpms, a música foi uma grata surpresa em 2024, alcançando a posição de número quatro no Top 500 da One World Radio, a emissora de rádio oficial do Tomorrowland.

Originalmente criada em 1998, foi somente no início dos anos 2000, após ser sampleada pelo rapper americano Eminem em sua premiada canção, “Stan”, que “Thank You” tornou-se um hit mundial, alavancando a carreira da jovem cantora, e um dos destaques do seu primeiro álbum, “No Angel”.

Luude feat. Colin Hay “Down Under”

“Foi por pura diversão”, assim descreveu o produtor e DJ australiano, Christian Benson, ou Luude, ao explicar o que motivou a criação da versão Drum & Bass de um dos maiores hits do Pop/Rock na década de 80, a faixa “Down Under”, da banda Men At Work.

A atualização recebeu a aprovação de Colin Hay, líder do grupo e responsável por regravar os vocais da novidade, aumentando sua popularidade e marcando a primeira entrada de Luude no Top 10 do Reino Unido e a segunda de Hay em sua carreira. 

Kelis – “Milkshake 20 (Alex Wann Remix)”

Vinte anos separam a versão original do remix produzido pelo DJ francês Alex Wann para “Milkshake”, sucesso da cantora americana Kelis. Com uma pegada marcante, cadenciada, sublinhada pelo uso de instrumentos de percussão ao longo da track, Alex deu a releitura elementos característicos da vertente mais hypada da atualidade, o Afro House.

Lançada em 2003, “Milkshake” foi o primeiro single do álbum “Tasty”, obtendo um bom desempenho nas paradas americanas, na Austrália e no Reino Unido, além de uma indicação ao Grammy Awards de 2004, na categoria “Melhor Canção Urbana e Performance Alternativa”.

Riton x Nightcrawlers feat. Mufasa & Hypeman – “Friday (Dopamine Re-edit)”

Resultado da união entre os criadores de conteúdo, Mufasa e Hypeman, o DJ inglês Riton e o trio de produtores The Invisible Men, a faixa “Friday”, que utiliza samples de “Push the Feeling On” do projeto Nightcrawlers, foi apresentada em 2020, alcançando o topo dos charts na Polônia, Croácia e República Tcheca.

Os números evidenciam o seu sucesso, acumulando mais de 1 bilhão de execuções, somente no Spotify, e 150 milhões de visualizações do seu videoclipe no Youtube.

Utilizada como trilha sonora em um dos virais da dupla de influenciadores, “Push the Feeling On” foi lançada comercialmente em 1992, mas só ganhou notoriedade anos depois, após ser remixada pelo, até então desconhecido, DJ Marc Kinchen (MK), credenciado-a o status de um dos grandes clássicos da House Music.


David Guetta & Bebe Rexha – “I’m Good (Blue)”

Inspirada no hit “Blue (Da Ba Dee)” do grupo italiano Eiffel 65, “I’m Good (Blue)”, colaboração entre o DJ francês David Guetta e a cantora e compositora americana Bebe Rexha, tornou-se um verdadeiro fenômeno, estabelecendo marcas importantes desde o seu lançamento em 2022.

Após um longo período de desenvolvimento, a canção permaneceu durante 55 semanas na parada Dance/Electronic americana, chegando à quarta posição no Hot 100 da revista Billboard e figurando entre as mais tocadas nos charts de 35 países.

Indicada aos prêmios Grammy e Britt Awards, faturou o troféu da categoria “Melhor Colaboração” no MTV Europe Music Awards de 2022.

Apresentada no fim da década de 90, foi após sua entrada na playlist de uma grande emissora de rádio italiana, que “Blue (Da Ba Dee)” iniciou sua trajetória de sucesso. 

Primeiro single do álbum “Europop”, a música recebeu uma indicação ao Grammy, e anos depois, voltou aos holofotes fazendo parte da trilha sonora de filmes como, Homem de Ferro 3 e Smurfs.

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