Considerada uma das cidades mais charmosas do mundo, Amsterdam, a capital da Holanda, é certamente um destino de viagem cobiçado por todo mundo que ama música eletrônica e passeios culturais.
É difícil falar de Amsterdam e não mencionar suas ruas às margens dos canais que cortam toda a cidade, seus cafés espalhados por todos os lados com os mais diversos tipos de turistas curiosos pelas práticas locais “legalize”, a famosa Red Light District onde os prazeres são bem vindos sem julgamentos, além da e extensa influência artística de grandes nomes como Van Gogh e Rembrandt.
Dito tudo isso, agora fica mais fácil de entender por que o Amsterdam Dance Event (ADE), é um evento tão multicultural que consegue abraçar as mais diversas vertentes e públicos da música eletrônica em uma semana com eventos e conferências focadas na indústria da música eletrônica que toma conta da capital holandesa todo mês de outubro.
O Amsterdam Dance Event realizou sua primeira edição em 1996, quando a Dance Music praticamente conquistou o globo. Em 2021, completou 25 anos de muita contribuição para o cenário. Para muitos, o ADE representa a meca musical daqueles que procuram se atualizar das tendências do mercado, fazer network e curtir as melhores vibez em eventos únicos.
Com 5 dias de duração, o ADE apresenta ao público anualmente uma programação extensa de afazeres. Que podem ser divididos da seguinte maneira:
- Durante o dia você pode conhecer as chamadas “Pop up Stores”, que são lojas temporárias de expositores, como é o caso da Revealed, de Hardwell, e da Armada, de Armin Van Buuren.
- Durante a tarde diversas conferências são oferecidas e grandes nomes da música eletrônica aparecem por lá para compartilharem seus exemplos e contarem suas experiências a respeito de um lado mais “empresarial” de suas carreiras;
- No período noturno,, para aqueles que tem pique, acontecem as festas e a cidade ganha vida com dezenas de eventos acontecendo ao mesmo tempo nos mais diversos clubes.
É incrível, mas impossível conseguir ir em tudo!
Festival ADE
Considerado um “festival”, o ADE cobre todo o espectro de subgêneros eletrônicos, com mais de 2.500 artistas se apresentando em 140 dos melhores espaços musicais e culturais de Amsterdam. Em 2019, o festival atraiu 400.000 visitantes espalhados por quase 200 locais.
Se você é DJ e quer se conectar com outros artistas, conhecer produtores, aprender com especialistas, ou apenas curtir eventos, o ADE tem tudo isso!
Inclusive, o Amsterdam Music Festival (AMF), evento onde é divulgado o ranking da DJ Mag de top DJ do mundo, sempre acontece durante a semana do ADE, no último dia.
Conferência ADE
O programa de conferências da ADE é uma plataforma de negócios e inspiração para a indústria global de música eletrônica, apresentando uma programação dedicada para profissionais da música, aspirantes a DJs / produtores e músicos, startups de tecnologia, gerentes de marca e marketing e muito mais.
E como nem só de festas vive o homem, no lado da conferência a programação sempre é igualmente ampla, com painéis de discussão de especialistas, palestras, eventos do setor, vitrines de tecnologia e muito mais com o objetivo de manter a galera atualizada de todos os aspectos da cena.
Além disso, apresentam uma variedade de exposições relacionadas à música que falam sobre dança, filmes, documentários, apresentações de DJs, master classes de equipamentos e MusicTalks de artistas.
ADE By Day
Outro elemento popular do festival é o ADE By Day: um programa diurno que transforma Amsterdam na maior loja pop-up do planeta com uma série de sessões de estúdio, oficinas de hardware, arte, exibição de filmes e pop up stores que recebem apresentações ao ar livre de gravadoras, DJs e artistas.
No geral, o Amsterdam Dance Event recebe mais de 1.000 eventos em quase 200 locais em seu programa multidisciplinar; por cinco dias e cinco noites, a cidade de Amsterdam realmente respira música eletrônica.
Com suas conferências, festivais e encontros educacionais, o ADE é capaz de criar não apenas o maior momento de sustentação anual da indústria, mas também uma base sólida para as futuras gerações de profissionais de música eletrônica. E claro, Amsterdam se transforma completamente por uma semana com baladas intensas, discussões e apresentações em locais e espaços em toda a cidade.