via Reprodução

Saindo da Curva: Conheça mais sobre SIDEPIECE e ouça seu som

Quando Ricky “Nitti Gritti” Mears e Dylan “Party Favor” Ragland se conectaram pela primeira vez, em 2019,  via Facetime, ambos já eram conhecidos por suas produções no cenário EDM, porém buscavam se reinventar unindo estilos e dando espaço para músicas que já vinham sendo trabalhadas, mas que não combinavam com seus pseudônimos mais conhecidos. 

Assim surgiu o “SIDEPIECE”, um projeto paralelo, conforme tradução literal do próprio duo para o nome escolhido, que traz em sua composição musical uma mistura da Disco Music da era Motown, a vibração característica das tracks dos anos 90, linhas de baixo inspiradas no Dubstep e algumas pitadas de modernidade, resultando em uma sonoridade que navega entre a House Music tradicional e o Tech House atual.

Seguindo parte destas diretrizes, “On My Mind” foi lançada em 2019, tornando-se um sucesso imediato e elevando o nome da dupla a um novo patamar. A música, que foi escrita um ano antes por Mears e Diplo, e que traz samples de “Steelo”, som de 1996 do grupo 702 e da rapper Missy Elliot, obteve certificações de platina e ouro ao redor do mundo, sendo ainda indicada ao Grammy 2021 na categoria “Melhor Gravação Dance.”

Voltando um pouco às origens dos membros do SIDEPIECE, ambos tem seu DNA musical construído a partir da internet. Ricky passou parte da sua infância no Haiti, onde seus pais trabalhavam como missionários, e mesmo devido às restrições impostas por uma criação tão religiosa com relação ao acesso a rádio e televisão, o jovem buscava alternativas para conhecer aquilo que o mundo escutava, e que segundo seus pais, “não era permitido ouvir”.

Foi através de pesquisas na rede e na utilização de programas de compartilhamento de arquivos da época, que o seu processo de descoberta musical iniciou-se pelo Heavy Metal, passando pelo Emo Rock, o Electro House, até chegar ao Dubstep, gênero este que mostra grande influência no estilo pesado do baixo utilizado em algumas de suas produções.

Colaborando com nomes como Hayden James, John Summit, Lee Foss, além do já citado Diplo, a dupla está experimentando agora todo o sucesso alcançado por suas canções em festivais e pistas de dança ao redor do mundo, o que os deixa muito animados e dispostos a produzir músicas cada vez mais cantáveis, pois segundo Mears: “É muito empolgante ver o público cantar em uníssono algo tão novo, que muitas vezes nem foi lançado”.

Ragland acrescenta:

Queremos ser nós mesmos. Desejamos que o SIDEPIECE se destaque na cena, e estamos muito ansiosos com tudo o que está acontecendo, pois é praticamente um recomeço para nós. É um ciclo que se fecha e outro que se inicia, no qual após anos de carreira solo, temos em nossas mãos uma folha de papel em branco, pronta para ser escrita com uma nova história e a chance de trilharmos nosso próprio caminho rumo ao sucesso”.

O QUE TOCA?

House Music e Tech House

TOP 3 TRACKS

On My Mind

 Don’t Keep Me Waiting

Lights Go Down (Hayden James with SIDEPIECE)

SET MAIS CHEIO DE VIBEZ