Saindo da curva: Conheça o duo Odesza e seu som

O cenário musical vive uma constante busca por inovação: músicos, DJs e produtores musicais buscam inspiração nas mais diversas fontes, fundindo diferentes matérias-primas para criar algo completamente novo, e é esta a raiz da inovação.

O grupo Odesza, formado pelos americanos Harrison Mills e Clayton Knight em 2012, surge dessa sede insaciável pelo experimentalismo e por novas formas de evocar sentimentos nas pessoas através de uma completa obra audiovisual, incluindo não só músicas, mas também visuais de tirar o fôlego dignos de cinema.

A jornada dupla por este universo se iniciou enquanto os dois ainda estavam na faculdade em cursos que pouco se relacionavam entre si: Knight estudava Física e Matemática, enquanto Mills cursava Design Gráfico. Mesmo com interesses acadêmicos distintos, eles encontraram um improvável ponto de interseção na amizade: a música.

Enquanto Knight teve uma formação em música clássica, aprendendo o piano e guitarra desde cedo, Mills explorava os sintetizadores, samples e outras técnicas digitais de produção musical. Essa combinação de habilidades foi primordial para esculpir o que viria a ser o Odesza. 

SUMMER’S GONE

No final daquele mesmo ano de 2012 a dupla lançou seu primeiro disco: Summer’s Gone, a autenticidade das músicas deste LP chamou a atenção de grandes e artistas e promotores de eventos, gerando o pontapé que eles precisavam para conquistar grandes espaços na cena. 

Apenas dois anos depois, fizeram uma turnê como headliners passando por 28 cidades na América do Norte, todas elas sold out. O sucesso do álbum In Return, lançado naquele ano, também garantiu vagas em line ups de festivais como Coachella, Bonnaroo, Firefly Music Festival, Lollapalooza e muitos outros. 

COLETIVO FOREIGN FAMILY

Buscando integrar diferentes campos artísticos, Odesza fundou, em 2015, o coletivo Foreign Family, com o objetivo de ser um canal para artistas que compartilham de valores semelhantes dentro da música, design gráfico, artes visuais, cinema, entre outras áreas. 

Trilhando um caminho próximo ao da Fool’s Gold e Mad Decent (coletivos de A-Track e Diplo, respectivamente) a Foreign Family é mais do que uma gravadora e realiza um papel importante criando bases para que novos talentos possam se destacar no mercado, valorizando em primeiro lugar a liberdade artística. 

UM MOMENTO, POR FAVOR

Em 2017, lançaram o álbum A Moment Apart, o qual atingiu proporções comerciais que não se limitaram ao cenário da música eletrônica: Across the Room (com participação de Leon Bridges) foi utilizada no episódio 5 da 14ª temporada de Grey’s Anatomy, A Moment Apart esteve presente no comercial da GoPro Hero 6 e em uma estação de rádio do jogo Forza Horizon 4, e La Ciudad foi usada como uma das faixas de fundo no jogo FIFA 18. Além de garantir duas nomeações ao Grammy, nas categorias de Melhor Álbum de Dance ou Eletrônica e Melhor Gravação de Dance, com a faixa Line Of Sight. 

Este álbum foi o terceiro da carreira da dupla e marcou o retorno deles após um intervalo de três anos desde o lançamento de seu segundo álbum, “In Return”. 

O ÚLTIMO ADEUS

The Last Goodbye, o quarto álbum de estúdio da dupla, lançado em Julho de 2022, recebeu elogios positivos por parte dos críticos e foi aclamado pelos fãs, que destacaram as refinadas técnicas de produção ao mesclar diferentes gêneros trazendo um profundo tom emocional para a obra. Além disso, o álbum foi indicado na categoria de Melhor Álbum de Dance ou Eletrônica para a 65ª edição do Grammy Awards.

O álbum fugiu às plataformas de streaming e foi levado para as telas de cinema. Em sessão única transmitida em Julho de 2023, trouxeram uma experiência imersiva aos espectadores que puderam desfrutar deste espetáculo audiovisual, você pode saber mais sobre aqui.

E com isso, se posicionaram mais uma vez como artistas versáteis que buscam inspirações em cada uma das sete artes propostas no histórico manifesto de Ricciotto Canudo, incorporando em suas apresentações e produções elementos que transcendem a esfera musical. 

O que tocam?

Future Bass, Indie Dance, Rock Alternativo, e outros.