Originário de uma Alemanha Oriental mergulhada em período de restrições impostas por questões políticas, o jovem Patrice Bäumel desenvolveu seu gosto musical graças à ajuda de amigos do pai adotivo, um jornalista musical, que o educaram com discos de bandas e estilos tão incomuns quanto Frank Zappa, Nick Cave e Sex Pistols, ou Depeche Mode, The Cure e Yello, suas principais referências no início da carreira.
A partir da reunificação das Alemanhas, Patrice ganhou a merecida liberdade para absorver novas culturas, desbravando a cena noturna de clubes locais e suas características, adquirindo conhecimento necessário para trilhar o caminho da música.
Assim, iniciou nas mixagens aos 17 anos, tocando Hardcore e Gabber (um sub-gênero, originário do Techno, Acid House e New Beat), evoluindo rapidamente para uma sonoridade próxima do Techno de Detroit.
Em pouco tempo, conquistou sua primeira residência como DJ na cidade de Dresden, tocando ao lado de nomes como Laurent Garnier, Richie Hawtin, Westbam e outras figuras lendárias da cena.
No ano de 2005, já dedicado à produção, lança seu primeiro EP, “Mutant Pop”, uma mistura de elementos sintéticos e orgânicos, assim como na estranha faixa, “Roar”, de 2008, que conquistou a atenção e o suporte de DJs em todo o mundo.
Ao adotar Amsterdã como sua nova cidade natal, tornou-se uma referência em suas atuações como DJ, ao criar noites lendárias no clube Trouw, no qual pôde explorar a arte dos long sets, tocando por vezes durante mais de sete horas.
Batizado por ele mesmo como Techno feito para adultos, Bäumel produz um som que faz bem à mente e ao corpo, em uma fusão da música eletrônica oitentista com a vanguarda do House e Techno atuais, resultando nas tracks, “Mike Tyson” e “The Woods”, e em remixes para nomes como, WhoMadeWho, Avira e CamelPhat, apenas para citar alguns exemplos.
Com a missão de servir ao público em primeiro lugar e tornar as pessoas mais unidas e felizes, Patrice Bäumel tem na aleatoriedade de suas apresentações o seu ponto chave para criar sensações únicas e inesperadas, em uma mistura exata de caos e controle total da pista de dança.
O QUE TOCA?
Melodic House & Techno
TOP 3 TRACKS
“Mike Tyson”
“Sender”
“Nefertari”