Embora algumas plataformas de streaming digital nos exibam as letras das músicas para cantarmos juntos, como é o caso do Resso e Spotify, agora o Spotify vai um pouco além ao registrar um “sistema de processamento de consultas de karaokê”.
Junto com este pedido de patente, parece que o Spotify está fazendo planos sérios para estender seu alcance ao karaokê, embora a empresa não tenha abordado publicamente seus planos para a tecnologia.
De acordo com o pedido de patente, que foi apresentado em 24 de junho, este sistema é capaz de combinar clipes de áudio de músicas com suas versões instrumentais para tocar uma “faixa de apoio”, relata o Digital Music News:
Em algumas modalidades, um usuário começa a cantar uma música em cappella na presença de um sistema de karaokê, conforme descrito neste documento, ‘os detalhes da patente’.”
O possível sistema de karaokê do Spotify vai determinar o que o usuário está cantando e começará a tocar uma versão instrumental da música determinada. Em algumas modalidades, o sistema de karaokê reproduzirá a versão instrumental usando a tonalidade e o ritmo em que o usuário está cantando.
Há uma necessidade de um sistema de karaokê que seja capaz de determinar a música desejada pelo usuário para uma apresentação de karaokê, mesmo que o usuário não se lembre do nome da música ou de quaisquer outros atributos da música, exceto pela melodia de a música (…) O processo de correspondência inclui comparar pelo menos uma parte do clipe de áudio a uma pluralidade de faixas de áudio de referência e identificar, com base na comparação, a primeira parte de uma faixa de referência particular que corresponde à amostra de áudio.”, diz a patente do Spotify.
E tem mais, o “sistema de processamento de consultas de karaokê” tem recursos semelhantes à parceria do Snapchat com o Shazam, que identifica músicas tocando perto do telefone do usuário.